Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de Rua - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

22 de fev. de 2014

Bloco do Clementino Fraga leva saúde para abertura do Folia de Rua

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), da Secretaria de Estado da Saúde, marcou presença na abertura do Folia de Rua, nessa quinta-feira (20), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco “Clementino Folia” aproveita a concentração de pessoas na festa popular para levar informações e chamar a atenção sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis DST/Aids, sífilis e hepatites, distribuindo preservativos e folders com informações do trabalho do Hospital.
“O bloco vai sair três dias durante o Folia de Rua e a nossa intenção é reunir 500 pessoas e distribuir 100 mil preservativos. O maior objetivo é mostrar que as pessoas precisam se cuidar neste período porque é comprovado que após o carnaval há altos índices de notificações de Aids, sífilis e hepatites”, disse Adriana Teixeira, diretora geral do Clementino.

O bloco é formado por funcionários e voluntários. José da Paz, de 45 anos, convive com a Aids há 16. Ele é paciente do Clementino onde já esteve internado por quatro vezes. “Hoje o paciente tem tudo no Clementino: alimentação, remédio e, principalmente, atenção. Então, participar deste bloco como voluntário é uma forma de retribuir tudo que o hospital faz por nós”, falou.

Uma das atrações do bloco é a participação do grupo de teatro “Cia da Saúde & do Sorriso”, formado por servidores. “A intenção do grupo é trabalhar com as temáticas das patologias que o hospital acolhe”, disse o diretor Sérgio Araújo, que tem o nome de Marcela Miranda como personagem. “Além de nos divertir, levamos informações e prevenção às pessoas”, concluiu.

“Participar do bloco é sair do interno, ir pro externo e tirar um pouco do preconceito e rejeição que muita gente tem às doenças que o Clementino cuida”, falou o servidor Jaílton Bernardo, que tem como personagem Lumara Villar.

O prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, também prestigiou o bloco. “Acho muito importante este trabalho de conscientização porque, apesar de todo aparato tecnológico, às vezes são os gestos mais simples, como usar o preservativo, por exemplo, que evita um mal maior”, disse.

O comerciário Selton Cândido, que estava se divertindo ao som do frevo, foi abordado pelo bloco e aprovou a ideia. “É bom pra conscientizar as pessoas sobre estas doenças invisíveis, pois quem vê cara não vê os males que podem estar por trás”, opinou.

Além da abertura do Folia de Rua, o bloco vai participar das Virgens de Tambaú, neste domingo (23), e das Muriçocas do Miramar, na próxima quarta-feira (26).

Clementino Fraga – O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, é referência no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis no Estado e por isso organiza intervenções educativas durante festas populares, sobretudo no Carnaval.

Inicialmente denominado “Sanatório Clementino Fraga”, o complexo iniciou suas atividades no ano de 1959, sob administração do Ministério da Saúde, tendo como alvo o Programa Nacional de Tuberculose. Após reformas, o Clementino Fraga passou a ser referência estadual no tratamento de portadores de HIV/aids, tuberculose, hepatites virais, dengue e hanseníase. 

Desterro1 com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner