Maternidade de Patos se prepara para ter uma equipe formada em Brigada de Incêndios - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

4 de abr. de 2014

Maternidade de Patos se prepara para ter uma equipe formada em Brigada de Incêndios

Dentro em breve, funcionários de diversos setores da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, passarão por um curso de Brigada de Incêndio. O objetivo é oferecer maior segurança no âmbito hospitalar ao ter uma equipe treinada para atuar em situações que requeiram noções de primeiros socorros e de como proceder em casos de emergências clínicas, dentre outras situações que dizem respeito à ação da brigada. Ao todo, 34 pessoas serão capacitadas. Segundo o diretor da Maternidade, Dr. Paulo Sérgio Athayde, essas pessoas formarão dois grupos e receberão treinamento na própria maternidade. O dia da capacitação foi agendado para a próxima segunda-feira (07), a partir das 8h.

Dr. Paulo lembra que com a capacitação os funcionários terão aulas práticas e teóricas de aprendizagem sobre prevenção e combate a incêndios, além de socorro a vítimas. O curso também cumpre normas técnicas da ABTN. “Estamos montando nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e a brigada de incêndios funcionará dentro dela. Mas vale lembrar que a Brigada de Incêndio não substitui a ação do Corpo de Bombeiros nos casos de incêndios, mas vai auxiliar, se necessário, no combate ao princípio desse tipo de ocorrência na unidade”, adiantou o diretor da unidade.

Siga o Desterro1 Twitter Facebook.

O Superintendente Executivo do Instituto Gerir, que administra a Maternidade, Edsamuel Araújo, destacou que, em virtude do grande número de vítimas que geralmente ocorrem em acidentes nos locais de maior concentração humana e à falta de  conhecimento do uso dos equipamentos de proteção necessários para o combate ao fogo e ao pânico das pessoas, o plano é de extrema importância para garantir a segurança não só dos funcionários, mas de todos aqueles que utilizam os serviços da unidade. “Estamos muito mais seguros detendo as informações necessárias para agir em momentos como estes. A capacitação com certeza será um sucesso e a formação da brigada irá reforçar, ainda mais, nossa segurança”, disse o dirigente.

Durante o curso para a implantação da Brigada de Incêndios, os funcionários da Maternidade terão aulas de primeiros socorros e aprenderão a agir em casos de emergências clínicas, tipo fraturas, hemorragias, ressuscitação cardiopulmonar, queimaduras, dentre outras situações causadas, inclusive, por incêndios. Na parte prática, as turmas aprenderão a conter e apagar incêndios de pequena proporção, num local reservado para a simulação de incêndio, uso correto do extintor e evacuação do local atingido pelas chamas, bem como as simulações de resgate.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, pertence à rede estadual de saúde e é administrado, desde junho do ano passado, pelo Instituto Gerir, que também administra o Hospital Geral de Taperoá.

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner