Boletin Informativo do MOC - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

26 de nov. de 2010

Boletin Informativo do MOC

Boletin Informativo do MOC
nº 258 :: 26 de novembro de 2010:: Feira de Santana-BA
CONFERÊNCIA
Lula sinaliza que pode ir à 4ª Conferência em 2011 na Bahia     

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a organização não-governamental ActionAid entregaram na manhã de quinta-feira (25) de novembro uma placa de agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A placa foi entregue pelo conselheiro Naidison Baptista, representando os integrantes do Consea e as entidades da sociedade civil, durante as atividades do III Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao entregar a placa, Naidison fez um convite a Lula para participar da 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional e imediatamente recebeu sinal de concordância do presidente. A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, está prevista para ser realizada no ano 2011 na capital baiana. Leia mais
AGRICULTURA FAMILIAR

Alguns produtos como artesanato, bolos, doces, biscoitos, além de verduras e hortaliças orgânicas poderão ser encontrados no dia 26 de novembro durante a Feira Agroecológica, realizada na Praça da Matriz no município de Riachão do Jacuípe. A feira está acontecendo todos os meses no município e está movimentando bastante o comércio local, uma vez que reúne agricultores familiares da região para expor e comercializar seus produtos. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e incentivar a prática e o cultivo de produtos orgânicos, agroecológicos, valorizando o trabalho dos agricultores, características do contexto rural, costumes e tradições.
Feira Agroecológica movimenta o comércio de Riachão do Jacuípe   
AGROECOLOGIA
Encontro discute assistência técnica e agroecologia  

No dia 30 de novembro, no Parque de Exposição de Salvador acontece o encontro Agroecologia voltada para a agricultura familiar. O MOC estará participando apresentando o trabalho que a instituição vem desenvolvendo nesse campo, através da assistência técnica prestada à agricultores e agricultoras familiares como Eduardo e Isabel Queiroz, da comunidade de Barreiros, em Riachão do Jacuípe. O casal, que já viveu em uma grande cidade, desenvolve práticas agroecológicas em 55 tarefas de terra, de onde retiram todo o sustento da família. Também no encontro, acontece a consolidação da Rede Baiana de Agroecologia que integra 46 entidades e que terá como objetivo defender uma política de agroecologia voltada para o estado da Bahia. O encontro sobre agroecologia faz parte da programação da I Feira Estadual da Agricultura Familiar que acontece de 28 de novembro a 05 de dezembro no Parque de Exposição de Salvador.
COMUNICAÇÃO
ASA Brasil realizará primeiro Encontro de Comunicação

Depois de 10 anos de existência, a Articulação do Semi-árido Brasileiro realiza o primeiro Encontro de Comunicação, que irá reunir comunicadores da ASA Brasil e instituições que a integram. O evento irá acontecer entre os dias 1º e 03 de dezembro em Recife, PE e tem como objetivo conhecer e refletir sobre as diversas experiências de comunicação realizadas pela rede e como elas se relacionam com as linhas de atuação da ASA e seus programa, P1MC e P1+2. Na ocasião o MOC apresentará sua experiência de Comunicação em Rede, focando os trabalhos na linha de educomunicação, comunicação comunitária, institucional. Para Viviane Brochardt, assessora de comunicação da ASA Brasil esse será um momento de reflexão e articulação. “Esperamos que esse encontro estimule as ASAs estaduais a refletir sobre as inúmeras, ricas e diversas experiências de comunicação existentes nas localidades e como, enquanto coletivo estadual, é possível visibilizar e articular essas ações de comunicação para fortalecer a convivência com o Semiárido”, afirmou a assessora.
PREMIAÇÃO
ASA Brasil recebe prêmio Direitos Humanos   

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil) é a vencedora da categoria Enfrentamento à Pobreza,  uma das 17 categorias da 16ª edição do Prêmio Direitos Humanos, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O resultado foi divulgado sexta-feira (19) e a entrega das honrarias será realizada no próximo dia 13 de dezembro.O Prêmio é a mais alta condecoração do Governo Brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, na promoção e no enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos no País. “Para a ASA é uma honra receber tal prêmio. É um reconhecimento público do trabalho de nossa rede, que vem trabalhando para mostrar que o Semiárido brasileiro é viável; que seu povo é capaz, forte, inteligente, inovador; que a sociedade civil é capaz de propor e gerir políticas públicas, a exemplo dos programas Um Milhão de Cisternas e Uma terra e Duas Águas, desenvolvidos pela ASA”, comemora Naidison Baptista, coordenador da ASA e secretario executivo do MOC.
HOMENAGEM
Novo CREAS receberá o nome de Dr. Clovis Ramos Lima  

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretária de Desenvolvimento Social de Feira de Santana inauguram no dia 26 de novembro o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que receberá o nome de Dr. Clovis Ramos Lima. A iniciativa é uma homenagem pelo trabalho e dedicação prestados pelo advogado e ex-presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC) ao conselho e as causas relacionada às crianças e adolescentes do semiárido. O CREAS é um centro especializado em atender adolescentes que estão em liberdade assistencial e prestando serviço a comunidade. A inauguração está prevista para acontecer às 9 horas, no endereço que será a sede do Centro, situado na Rua Georgina Erisman, nº51, no Centro de Feira de Santana.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Conselheiros de alimentação discutem sobre segurança alimentar e alimentação escolar 

Políticas públicas de alimentação escolar e segurança alimentar estes foram os temas do seminário realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) no dia 25 de novembro no Centro de Formação Comunitária no bairro Papagaio. O evento reuniu conselheiros de alimentação escolar de 16 municípios dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, nutricionistas e representantes da sociedade civil e poder público. Durante o seminário foram avaliadas questões sobre a alimentação escolar nos municípios, a compra de produtos da agricultura familiar e também a qualidade e a higiene na manipulação dos alimentos. A importância de uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a melhoria do aprendizado de crianças e adolescentes

AGENDE-SE para as atividades do MOC nos próximos dias:27 de novembro: Oficina sobre Cultura do Projeto Moringa Cultural, no Salão Paroquial em Conceição do Coité.
29 e 30 de novembro: Reunião Ampliada do Fórum Estadual de Educação do Campo em Salvador.
30 de novembro:
Assembléia do Codes Sisal na Uneb, em Conceição do Coité.


Um comentário:

  1. Passando para retribuir e agradecer pela a visita, estou te seguindo também!

    Parabéns o blog.

    www.umeternorecomeco.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner