A Câmara Municipal de Santa Terezinha realizou na tarde/noite desta sexta-feira (17) mais uma sessão ordinária. Na oportunidade marcaram presença todos os vereadores. Durante essa sessão foram apresentados dois Projetos de Lei de autoria do executivo, entre eles, o que concede reajuste aos professores da rede municipal de ensino.
Uso da Tribuna
Célia Cordeiro
A primeira a usar a tribuna foi a vereadora Célia Cordeiro (PSDB). Inicialmente a vereadora se mostrou preocupada com o nível da política local. Ela afirmou que as pessoas tenham calma e desejou sorte a todos os candidatos que pretendem disputar cargos na próxima eleição. Célia fez o registro uma reunião realizada com todos os professores, tendo a presença do prefeito da cidade, Davi Cordeiro. Segundo ela, nessa reunião foi anunciado um reajuste para a classe, e logo em seguida um almoço. A vereadora informou que dependendo da decisão da Câmara aprovar ou não naquela sessão, os professores já poderiam receber o reajuste no próximo contracheque.
O vereador Zé Nilton lamentou a ausência dos professores naquela sessão, já que aprovação do reajuste da categoria seria votado. Ele disse que a atual gestão quase nada fez pelo município. Lamentou o fato das casas populares não terem sido concluídas, questionou o valor de R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais), gasto segundo o prefeito, na reforma do campo de futebol do Sítio Santana. Zé Nilton também questionou o valor pago pela gestão atual a bandas de Forró, que segundo informações da Prefeitura, chegou a R$ 83.000,00 (oitenta e três mil reais). Isso na realização de uma festa no final do ano passado. Segundo Zé Nilto, o prefeito tem dinheiro para realizar festa, porém para a distribuição de feiras para os pobres não.
Zé Nilton ainda cobrou da gestão municipal, atenção para com as estradas vicinais do município, denunciando que faltam passagens molhadas, mata-burros e recuperação das estradas.
Borges
Parabenizou os professores pelo aumento conseguido de 22%, afirmando que o município tem sorte de ter um gestor sensível a educação. Borges rebateu aos ataques do colega Zé Nilton a gestão atual sobre os gastos com o campo da Santana, pedindo que o mesmo levasse um engenheiro ao local e fizesse um levantamento.
Ele disse que as casas estão sendo construídas e serão entregues no dia certo.
Pediu que as pessoas não soltassem boatos. Anunciou a chegada de mais 50 casas para o município. Rebateu acusações de Zé Nilton contra a administração local. Lamentou a falta de chuva, pediu clemencia a Deus para que mande chuva para o Sertão. Registrou o acordo do PSDB com o PMDB e o PT, segundo ele, para ganhar a eleição.
EDILSON BALANCIM
Saudou a todos. Explicou sua ausência na última sessão (problema no trabalho). Acostou-se aos votos de pesar a família de Bonifácio Rocha. E apresentou Votos de Pesar a família de Zé Sindrônio pelo falecimento do mesmo.
Segundo ele, o Projeto de aumento salarial para os professores, é dever do prefeito, é lei federal. “Se não fosse ano de política o prefeito não tinha sido tão generoso. Se não fosse um ano político a câmara e os professores tinham que fazer várias reuniões para conseguir aumento”, disse.
Ele rebateu Borges sobre a fala a respeito de Zé Afonso. Disse que o colega não sabe fazer oposição. Só fica do lado que está de cima (ganhando). Afirmou que o prefeito só está fazendo as coisas nas vésperas da política. “Quero ver ele fazer 50 casas e entregar ainda esse ano, como ele fez na eleição passada”, disse. Disse que está com Zé Afonso e será candidato a vereador. “Davi não cumpriu com a metade do que prometeu”, afirmou. Sobre o Projeto da criação de novos cargos, disse que a câmara tem que ter tempo fara analisar e votar. Exigiu quanto foi gasto no campo – 60 mil reais – Sobre as bandas, disse que é um absurdo a banda cobrar 60 mil reais no João Pedro. Lamentou a ausência das bandas locais no evento. - Célia rebateu dizendo que no João Pedro todas as bandas locais tocaram -. Balancim lamentou o projeto da orquestra safônica de autoria de Júnior Corcino. – Borges pediu que Balancim não falasse mais no seu nome, pois ele não tinha atacado ele. Balancim rebateu e disse que poderia falar de quem quisesse.
JEZUALDO PEREIRA DIAS
Saudou a todos os presentes. Acostou-se aos votos de pesar a família de Dona Euzary – vó do vereador Otávio Neto. Saudou as mulheres que trabalham na Casa e as companheiras vereadoras pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Sobre o projeto para criação de novos cargos no município, ele não entendeu, ou o mesmo foi mesmo mal elaborado. “O que é Marcone faz que não pode tomar de conta do campo de futebol. Coordenador é pra coordenador o que vai ser realizado em um determinado local. É preciso sentar e analisar bem o projeto, o mesmo não pode ser empurrado de goela a baixo” disse ele. - Célia disse que o cargo de digitador não existe mesmo no município e que é muito necessário. Lamentou um coordenador de um campo de futebol. – Célia disse que é necessário sim. Célia disse que parece ser questão política dos vereadores.
Ele disse que conhece o campo da Santana. Viu o serviço e realmente não encontrou uma obra para o valor de 60 mil reais. “O valor está muito a cima do que foi apresentado pelo prefeito. Quero ver aonde foi gasto tanto dinheiro”, disse. Ele criticou o valor das bandas – 60 mil reais – Disse que o campo ficou muito bom o serviço. Disse que o prefeito quando era vereador, apresentou requerimento na gestão de Rui Pontes pedindo a distribuição de cestas básicas, e hoje, como prefeito, Davi não distribui. Cem mil reais dava para distribuir cem feiras para cem famílias durante dez meses. Célia – disse que na gestão de Rui, tinha um Lei que dava suporte as feiras – o valor das feiras é 25 reais. Que inclusive Jezualdo aceitou quando eram distribuídas na gestão de Rui. Jezualdo disse que hoje tem família que recebe feira, mas não são carentes. “É para vocês fazerem política no pé do ouvindo dessas pessoas, é indicada a dedos essas pessoas”, frisou. Ele disse que 500 reais para lavar 4 carros no mês era muito dinheiro. Denunciou que pessoas estão recebendo 50 reais mensais. Criticou a locação de carros. “O prefeito deixa de fazer coisas simples, mas gasta um fortuna com bandas de fora”, disparou.
Projeto dos professores – em forma de urgência – sugeriu uma audiência pública com os professores e se for da vontade deles, os professores, os vereadores aprovam. – Salomão – tem outro pensamento – 22% é padrão – os professores estão de acordo. Disse que os professores deveriam está presentes a sessão. Salomão ver que o projeto está à luz da razão. – Célia disse que o projeto não tem o que ser questionado, o projeto está à cima do normal.
SALOMÃO CORDEIRO
Saudou a todos. Iniciou acostando-se aos votos de pesar as famílias de Dona Euzary Lacerca, pelo falecimento de Zé Sidronio. Saudou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Apresentou dois requerimentos – quebra molas – na rua onde reside. Já tinha apresentado de forma verbal, mas resolveu apresentar de forma escrita (09/2012 – solicita que seja colocado quebra molas na rua José Simões).
Na área da saúde – registrou um caso de dengue hemorrágica no município. Segundo ele existe um foco de dengue no município. Existe deficiência de material de trabalho para os agentes de endemias. Tem faltado de forma constante. Célia disse perguntou que material seria esse – Salomão disse: “Falta tudo, inclusive o pozinho”. OUTRO REQUERIMENTO DE SALOMÃO: 10/2012 – Solicita aquisição de material para trabalho dos agentes de saúde e endemias. Segundo Salomão, é público e notório a falta de atenção do prefeito para com esses setores no município.
Salomão lamentou que existissem agentes que estão com deslocamento de funções, o que é proibido por Lei, segundo ele afirmando que não permite esse ato. Lamentou a existência a atitude do executivo de tentar prejudicar quatro agentes de endemias. Apelou para a Terceira Instância judicial. Disse que Davi vai perder o caso e ainda ficar mal visto perante essas famílias – “Ele nunca vai conseguir reverter essa situação”, disparou Salomão.
Projetos
Projetos dos professores – é natural. Ele entende que o projeto está dentro da legalidade e deve ser aprovado naquela tarde, pois é possível que os professores possam receber até o dia 30 com aumento. Uma vez que estão satisfeitos e de acordo.
Projetos Cargos Comissionados – disse que o mesmo foi falho, pois deveria ser referido na totalidade. Pediu correções aos textos, que o mesmo poderá ser aprovado. Escolaridade – é por demais necessária em qualquer função. O cargo é de caráter permanente, não pode ser colocado sem escolaridade. Ele disse que no município já existe duas coordenações de informáticas. Deveria ser feita um sub-coordendoria para a mesma função. “Coordenaria do campo de futebol. Tenha dó. Coordenador vem após os secretários. Para campo de futebol é demais”, disse. Não existe coordenaria de cultural – Célia disse que existe sim. Salomão – coordenadoria de matadouro público, isso na opinião dele já é demais. Precisa ser analisado melhor.
Registrou o lançamento da candidatura de Patos – onde a escolhida é a deputada Francisca Motta. Com a presença de várias lideranças do estado.
Campo da Santana – ficou assustado com os valores. “Foi uma obra que não existe acabamento”, disse. Se aguarda a se pronunciar melhor com a divulgação dos gastos por detalhamento.
São Pedro – Acha que deve repensar os moldes que a festa é realizada. Principalmente na contratação de bandas. Não tem justificativa uma banda tocar três vezes em uma mesma noite e levar de uma única cidade 60 mil reais.
Disse que a Banda Três dos nordestes levou 23 mil reais. deve ser repensado. Somou tudo, e deu um total de 102 mil reais, mas chega facilmente a 150 mil reais. É um recurso que no outro dia está debaixo do ralo.
Ele disse que queria se reportar a uma coisa que ficou indignado. O fato de alguns pessoas necessitaram de transporte para tratamento em João pessoa (Sandra Capuxu), e foi humildemente buscar o carro da prefeitura, na última vez, pegou uma carona na ambulância – que não é transporte para transportar cinco pessoas. Então Sandra disse que não ia. O município afirmou que as Vans estão sem contrato e por isso não poderia ser autorizada a viagem dessa pessoa. Sandra procurou o prefeito que teria afirmado a mesma que tratamento particular não tinha direito transporte, mas ela viesse dois dias depois que ia ver o que poderia fazer. Salomão declarou que disse que não aceita esse tipo de coisa. Célia disse – sempre o município atende. A vereadora afirmou que viu a conversa, e que a história não foi daquela forma. “O prefeito disse não tem problema nem um, a questão de tratamento particular o poder pode ajudar, desde que vem a comprovação desta. Não entende porque foi várias carros e ela não foi”, finalizou questionando Célia. Salomão disse – “A filha de Carlito teve um carro negado. Eu conheço mais Davi que você. Os carros são nossos, não é favor, tem que ser doado. Vou às últimas consequências”.
Disse a Borges que Zé Afonso está na ficha suja, não por culpa da Câmara, e sim por culpa dele mesmo que as contas reprovadas pelo TCE e TCU. Disse que a Câmara vai aprovar as contas do atual prefeito, pois as mesmas já foram aprovadas pelo TCE. Disse que Borges já aprovou 14 contas rejeitadas da família Cabral, quando o mesmo era do daquele “esquema”.
JÚNIOR CORCINO
Acostou-se aos Votos de Pesar as famílias ilutadas. Parabenizou as mulheres pelo seu dia.
Ele disse que como presidente da Casa, iria colocar em pauta o projeto dos professores. Todos concordaram. Sobre o projeto dos coordenadores, ele afirmou que os mesmos estão incompletos e confusos. Tem que ser analisados e estudados e pode ser apreciados na próxima sessão. Ele pediu aos colegas que não chegue na hora da sessão e sim antecipadamente.
SEGUNDO EXPEDIENTE
Célia
Comentou o requerimento de Salomão – disse que o trabalho dos agentes de saúde só requer folha de papel. Agentes de endemias, não são de responsabilidade do governo municipal. Secretaria de transportes precisam ser revistas. Pediu para que as pessoas não acreditem em conversa de ruas.
Ela disse que o termo superfaturamento usado por Zé Nilton sobre o valor para recuperar o campo as Santana foi muito forte. Quer explicações sobre a declaração. Ela disse que não é a líder do prefeito, mas está presente em todas as secretarias, e além de ser a esposa do prefeito e funcionária da educação, é profissional da saúde.
ZÉ NILTON
Acostou-se aos votos de pesar apresentados na Casa. Se associou aos colegas sobre o Dia Internacional da Mulher. Lamentou o número pequeno de mulheres nos parlamentos.
BORGES
Associou-se aos parabéns ao dia internacional da mulher. Referente as contas aprovadas por ele, em 14 ocasiões, disse que aquela era uma outro ocasião. Rebateu as declarações de Balancim, de que só estaria do lado do poder. Lamentou o fato de não atacou ninguém, mas de ser atacado pelo colega Balancim. Disse que Rui e Zé Afonso hoje tomam cerveja em um copo só. Frisou o caso de Jezualdo que era situação e hoje faz oposição ao prefeito. Disse que já está notando desespero de alguns.
EDILSON
Parabenizou as mulheres pelo dia da mulher. Disse a Nando (representante do Grupo de Teatro local) que lhe ajudará na encenação da Paixão de Cristo. Agradeceu a presença de todos. Disse não está para atingir ninguém, mas precisa falar a verdade.
JEZUALDO
Acostou-se aos votos de pesar a família de Zé Sidronio. Lamentou pelas as ruas que estão às escuras no setor oeste da cidade. A respeito de fazer oposição ao prefeito, Borges também votou no prefeito e fez oposição, é um direito dele decidir se faz oposição ou não. Já recebeu alguns convites e disse que não quer que políticos lhe procurem, pois vota no candidato de Zé Afonso.
SALAMÃO
Adequação política – ajeitamento. Parabenizou mais uma vez o dia das mulheres. Exaltou o exemplo de Eliana Calmon que denunciou irregularidade dentro do Poder Judiciário.
CÉLIA – Teve um presente no dia da Mulher, seu filho nasceu no dia internacional da mulher. Denunciou o péssimo atendimento na Maternidade Peregrino Filho. Ela disse que foi barrada na porta da maternidade, e ficou muito decepcionada. Temeu pela vida da criança filho de uma sobrinha sua. Declarou que não estava como política, mas sim como profissional de saúde. Estava indignada com essa situação. Enalteceu a estrutura da maternidade, mas lamentou o péssimo atendimento. Célia disse que essas não são questões de governo.
Zé Nilton usou o segundo expediente para dizer que afirmou que existia uma suspeita de superfaturamento, e não afirmou.
O Projeto de Lei – 04/2012 – que concede aumento aos professores da rede municipal foi aprovado em 1ª e 2ª votação. Na referida sessão foram aprovados todos os requerimentos – por unanimidade.
Uso da Tribuna
Célia Cordeiro
A primeira a usar a tribuna foi a vereadora Célia Cordeiro (PSDB). Inicialmente a vereadora se mostrou preocupada com o nível da política local. Ela afirmou que as pessoas tenham calma e desejou sorte a todos os candidatos que pretendem disputar cargos na próxima eleição. Célia fez o registro uma reunião realizada com todos os professores, tendo a presença do prefeito da cidade, Davi Cordeiro. Segundo ela, nessa reunião foi anunciado um reajuste para a classe, e logo em seguida um almoço. A vereadora informou que dependendo da decisão da Câmara aprovar ou não naquela sessão, os professores já poderiam receber o reajuste no próximo contracheque.
O vereador Zé Nilton lamentou a ausência dos professores naquela sessão, já que aprovação do reajuste da categoria seria votado. Ele disse que a atual gestão quase nada fez pelo município. Lamentou o fato das casas populares não terem sido concluídas, questionou o valor de R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais), gasto segundo o prefeito, na reforma do campo de futebol do Sítio Santana. Zé Nilton também questionou o valor pago pela gestão atual a bandas de Forró, que segundo informações da Prefeitura, chegou a R$ 83.000,00 (oitenta e três mil reais). Isso na realização de uma festa no final do ano passado. Segundo Zé Nilto, o prefeito tem dinheiro para realizar festa, porém para a distribuição de feiras para os pobres não.
Zé Nilton ainda cobrou da gestão municipal, atenção para com as estradas vicinais do município, denunciando que faltam passagens molhadas, mata-burros e recuperação das estradas.
Borges
Parabenizou os professores pelo aumento conseguido de 22%, afirmando que o município tem sorte de ter um gestor sensível a educação. Borges rebateu aos ataques do colega Zé Nilton a gestão atual sobre os gastos com o campo da Santana, pedindo que o mesmo levasse um engenheiro ao local e fizesse um levantamento.
Ele disse que as casas estão sendo construídas e serão entregues no dia certo.
Pediu que as pessoas não soltassem boatos. Anunciou a chegada de mais 50 casas para o município. Rebateu acusações de Zé Nilton contra a administração local. Lamentou a falta de chuva, pediu clemencia a Deus para que mande chuva para o Sertão. Registrou o acordo do PSDB com o PMDB e o PT, segundo ele, para ganhar a eleição.
EDILSON BALANCIM
Saudou a todos. Explicou sua ausência na última sessão (problema no trabalho). Acostou-se aos votos de pesar a família de Bonifácio Rocha. E apresentou Votos de Pesar a família de Zé Sindrônio pelo falecimento do mesmo.
Segundo ele, o Projeto de aumento salarial para os professores, é dever do prefeito, é lei federal. “Se não fosse ano de política o prefeito não tinha sido tão generoso. Se não fosse um ano político a câmara e os professores tinham que fazer várias reuniões para conseguir aumento”, disse.
Ele rebateu Borges sobre a fala a respeito de Zé Afonso. Disse que o colega não sabe fazer oposição. Só fica do lado que está de cima (ganhando). Afirmou que o prefeito só está fazendo as coisas nas vésperas da política. “Quero ver ele fazer 50 casas e entregar ainda esse ano, como ele fez na eleição passada”, disse. Disse que está com Zé Afonso e será candidato a vereador. “Davi não cumpriu com a metade do que prometeu”, afirmou. Sobre o Projeto da criação de novos cargos, disse que a câmara tem que ter tempo fara analisar e votar. Exigiu quanto foi gasto no campo – 60 mil reais – Sobre as bandas, disse que é um absurdo a banda cobrar 60 mil reais no João Pedro. Lamentou a ausência das bandas locais no evento. - Célia rebateu dizendo que no João Pedro todas as bandas locais tocaram -. Balancim lamentou o projeto da orquestra safônica de autoria de Júnior Corcino. – Borges pediu que Balancim não falasse mais no seu nome, pois ele não tinha atacado ele. Balancim rebateu e disse que poderia falar de quem quisesse.
JEZUALDO PEREIRA DIAS
Saudou a todos os presentes. Acostou-se aos votos de pesar a família de Dona Euzary – vó do vereador Otávio Neto. Saudou as mulheres que trabalham na Casa e as companheiras vereadoras pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Sobre o projeto para criação de novos cargos no município, ele não entendeu, ou o mesmo foi mesmo mal elaborado. “O que é Marcone faz que não pode tomar de conta do campo de futebol. Coordenador é pra coordenador o que vai ser realizado em um determinado local. É preciso sentar e analisar bem o projeto, o mesmo não pode ser empurrado de goela a baixo” disse ele. - Célia disse que o cargo de digitador não existe mesmo no município e que é muito necessário. Lamentou um coordenador de um campo de futebol. – Célia disse que é necessário sim. Célia disse que parece ser questão política dos vereadores.
Ele disse que conhece o campo da Santana. Viu o serviço e realmente não encontrou uma obra para o valor de 60 mil reais. “O valor está muito a cima do que foi apresentado pelo prefeito. Quero ver aonde foi gasto tanto dinheiro”, disse. Ele criticou o valor das bandas – 60 mil reais – Disse que o campo ficou muito bom o serviço. Disse que o prefeito quando era vereador, apresentou requerimento na gestão de Rui Pontes pedindo a distribuição de cestas básicas, e hoje, como prefeito, Davi não distribui. Cem mil reais dava para distribuir cem feiras para cem famílias durante dez meses. Célia – disse que na gestão de Rui, tinha um Lei que dava suporte as feiras – o valor das feiras é 25 reais. Que inclusive Jezualdo aceitou quando eram distribuídas na gestão de Rui. Jezualdo disse que hoje tem família que recebe feira, mas não são carentes. “É para vocês fazerem política no pé do ouvindo dessas pessoas, é indicada a dedos essas pessoas”, frisou. Ele disse que 500 reais para lavar 4 carros no mês era muito dinheiro. Denunciou que pessoas estão recebendo 50 reais mensais. Criticou a locação de carros. “O prefeito deixa de fazer coisas simples, mas gasta um fortuna com bandas de fora”, disparou.
Projeto dos professores – em forma de urgência – sugeriu uma audiência pública com os professores e se for da vontade deles, os professores, os vereadores aprovam. – Salomão – tem outro pensamento – 22% é padrão – os professores estão de acordo. Disse que os professores deveriam está presentes a sessão. Salomão ver que o projeto está à luz da razão. – Célia disse que o projeto não tem o que ser questionado, o projeto está à cima do normal.
SALOMÃO CORDEIRO
Saudou a todos. Iniciou acostando-se aos votos de pesar as famílias de Dona Euzary Lacerca, pelo falecimento de Zé Sidronio. Saudou as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Apresentou dois requerimentos – quebra molas – na rua onde reside. Já tinha apresentado de forma verbal, mas resolveu apresentar de forma escrita (09/2012 – solicita que seja colocado quebra molas na rua José Simões).
Na área da saúde – registrou um caso de dengue hemorrágica no município. Segundo ele existe um foco de dengue no município. Existe deficiência de material de trabalho para os agentes de endemias. Tem faltado de forma constante. Célia disse perguntou que material seria esse – Salomão disse: “Falta tudo, inclusive o pozinho”. OUTRO REQUERIMENTO DE SALOMÃO: 10/2012 – Solicita aquisição de material para trabalho dos agentes de saúde e endemias. Segundo Salomão, é público e notório a falta de atenção do prefeito para com esses setores no município.
Salomão lamentou que existissem agentes que estão com deslocamento de funções, o que é proibido por Lei, segundo ele afirmando que não permite esse ato. Lamentou a existência a atitude do executivo de tentar prejudicar quatro agentes de endemias. Apelou para a Terceira Instância judicial. Disse que Davi vai perder o caso e ainda ficar mal visto perante essas famílias – “Ele nunca vai conseguir reverter essa situação”, disparou Salomão.
Projetos
Projetos dos professores – é natural. Ele entende que o projeto está dentro da legalidade e deve ser aprovado naquela tarde, pois é possível que os professores possam receber até o dia 30 com aumento. Uma vez que estão satisfeitos e de acordo.
Projetos Cargos Comissionados – disse que o mesmo foi falho, pois deveria ser referido na totalidade. Pediu correções aos textos, que o mesmo poderá ser aprovado. Escolaridade – é por demais necessária em qualquer função. O cargo é de caráter permanente, não pode ser colocado sem escolaridade. Ele disse que no município já existe duas coordenações de informáticas. Deveria ser feita um sub-coordendoria para a mesma função. “Coordenaria do campo de futebol. Tenha dó. Coordenador vem após os secretários. Para campo de futebol é demais”, disse. Não existe coordenaria de cultural – Célia disse que existe sim. Salomão – coordenadoria de matadouro público, isso na opinião dele já é demais. Precisa ser analisado melhor.
Registrou o lançamento da candidatura de Patos – onde a escolhida é a deputada Francisca Motta. Com a presença de várias lideranças do estado.
Campo da Santana – ficou assustado com os valores. “Foi uma obra que não existe acabamento”, disse. Se aguarda a se pronunciar melhor com a divulgação dos gastos por detalhamento.
São Pedro – Acha que deve repensar os moldes que a festa é realizada. Principalmente na contratação de bandas. Não tem justificativa uma banda tocar três vezes em uma mesma noite e levar de uma única cidade 60 mil reais.
Disse que a Banda Três dos nordestes levou 23 mil reais. deve ser repensado. Somou tudo, e deu um total de 102 mil reais, mas chega facilmente a 150 mil reais. É um recurso que no outro dia está debaixo do ralo.
Ele disse que queria se reportar a uma coisa que ficou indignado. O fato de alguns pessoas necessitaram de transporte para tratamento em João pessoa (Sandra Capuxu), e foi humildemente buscar o carro da prefeitura, na última vez, pegou uma carona na ambulância – que não é transporte para transportar cinco pessoas. Então Sandra disse que não ia. O município afirmou que as Vans estão sem contrato e por isso não poderia ser autorizada a viagem dessa pessoa. Sandra procurou o prefeito que teria afirmado a mesma que tratamento particular não tinha direito transporte, mas ela viesse dois dias depois que ia ver o que poderia fazer. Salomão declarou que disse que não aceita esse tipo de coisa. Célia disse – sempre o município atende. A vereadora afirmou que viu a conversa, e que a história não foi daquela forma. “O prefeito disse não tem problema nem um, a questão de tratamento particular o poder pode ajudar, desde que vem a comprovação desta. Não entende porque foi várias carros e ela não foi”, finalizou questionando Célia. Salomão disse – “A filha de Carlito teve um carro negado. Eu conheço mais Davi que você. Os carros são nossos, não é favor, tem que ser doado. Vou às últimas consequências”.
Disse a Borges que Zé Afonso está na ficha suja, não por culpa da Câmara, e sim por culpa dele mesmo que as contas reprovadas pelo TCE e TCU. Disse que a Câmara vai aprovar as contas do atual prefeito, pois as mesmas já foram aprovadas pelo TCE. Disse que Borges já aprovou 14 contas rejeitadas da família Cabral, quando o mesmo era do daquele “esquema”.
JÚNIOR CORCINO
Acostou-se aos Votos de Pesar as famílias ilutadas. Parabenizou as mulheres pelo seu dia.
Ele disse que como presidente da Casa, iria colocar em pauta o projeto dos professores. Todos concordaram. Sobre o projeto dos coordenadores, ele afirmou que os mesmos estão incompletos e confusos. Tem que ser analisados e estudados e pode ser apreciados na próxima sessão. Ele pediu aos colegas que não chegue na hora da sessão e sim antecipadamente.
SEGUNDO EXPEDIENTE
Célia
Comentou o requerimento de Salomão – disse que o trabalho dos agentes de saúde só requer folha de papel. Agentes de endemias, não são de responsabilidade do governo municipal. Secretaria de transportes precisam ser revistas. Pediu para que as pessoas não acreditem em conversa de ruas.
Ela disse que o termo superfaturamento usado por Zé Nilton sobre o valor para recuperar o campo as Santana foi muito forte. Quer explicações sobre a declaração. Ela disse que não é a líder do prefeito, mas está presente em todas as secretarias, e além de ser a esposa do prefeito e funcionária da educação, é profissional da saúde.
ZÉ NILTON
Acostou-se aos votos de pesar apresentados na Casa. Se associou aos colegas sobre o Dia Internacional da Mulher. Lamentou o número pequeno de mulheres nos parlamentos.
BORGES
Associou-se aos parabéns ao dia internacional da mulher. Referente as contas aprovadas por ele, em 14 ocasiões, disse que aquela era uma outro ocasião. Rebateu as declarações de Balancim, de que só estaria do lado do poder. Lamentou o fato de não atacou ninguém, mas de ser atacado pelo colega Balancim. Disse que Rui e Zé Afonso hoje tomam cerveja em um copo só. Frisou o caso de Jezualdo que era situação e hoje faz oposição ao prefeito. Disse que já está notando desespero de alguns.
EDILSON
Parabenizou as mulheres pelo dia da mulher. Disse a Nando (representante do Grupo de Teatro local) que lhe ajudará na encenação da Paixão de Cristo. Agradeceu a presença de todos. Disse não está para atingir ninguém, mas precisa falar a verdade.
JEZUALDO
Acostou-se aos votos de pesar a família de Zé Sidronio. Lamentou pelas as ruas que estão às escuras no setor oeste da cidade. A respeito de fazer oposição ao prefeito, Borges também votou no prefeito e fez oposição, é um direito dele decidir se faz oposição ou não. Já recebeu alguns convites e disse que não quer que políticos lhe procurem, pois vota no candidato de Zé Afonso.
SALAMÃO
Adequação política – ajeitamento. Parabenizou mais uma vez o dia das mulheres. Exaltou o exemplo de Eliana Calmon que denunciou irregularidade dentro do Poder Judiciário.
CÉLIA – Teve um presente no dia da Mulher, seu filho nasceu no dia internacional da mulher. Denunciou o péssimo atendimento na Maternidade Peregrino Filho. Ela disse que foi barrada na porta da maternidade, e ficou muito decepcionada. Temeu pela vida da criança filho de uma sobrinha sua. Declarou que não estava como política, mas sim como profissional de saúde. Estava indignada com essa situação. Enalteceu a estrutura da maternidade, mas lamentou o péssimo atendimento. Célia disse que essas não são questões de governo.
Zé Nilton usou o segundo expediente para dizer que afirmou que existia uma suspeita de superfaturamento, e não afirmou.
O Projeto de Lei – 04/2012 – que concede aumento aos professores da rede municipal foi aprovado em 1ª e 2ª votação. Na referida sessão foram aprovados todos os requerimentos – por unanimidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.