Com processo no TSE, prefeito eleito poderá não ser diplomado - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

12 de out. de 2012

Com processo no TSE, prefeito eleito poderá não ser diplomado

Zé VieiraUm caso atípico está sendo vivenciado na cidade de Marizópolis, região de Sousa, onde o prefeito Zé Vieira (PTB), reeleito nas eleições do último domingo (07), pode não assumir o cargo, e os eleitores terão que votar mais uma vez para escolher seu representante.

A Coligação "Frente Democrática por uma Marizópolis Livre e para Todos", que teve como candidato a prefeito Abdon Lopes (PSB) e o Ministério Público Eleitoral protocolaram no mês passado, recurso especial no Tribunal Superior Eleitoral, pedindo o indeferimento da candidatura de Zé Vieira (PTB).

Em resposta ao recurso, a vice-procuradora Geral do Ministério Público Federal da Paraíba, Sandra Cureal, emitiu parece pedindo o indeferimento da candidatura do atual gestor marizopolense e o processo seguiu para decisão da Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Vaz, que deverá se pronunciar até a próxima semana.

No parecer, Sandra Cureal pediu também, o retorno do processo a Corte Regional (TRE), para analisar se as irregularidades que levaram a rejeição de contas do gestor e candidato a reeleição, são insanáveis e figuram ato doloso de improbidade administrativa.

Interessado
Abdon Lopes acredita que a decisão do TSE será pelo indeferimento da candidatura do petebista. “Ele não será diplomado, pois a decisão do TSE será favorável ao povo”. Disse o socialista

O que diz a lei
Segundo informações do advogado Paulo Sabino, se o TSE decidir pelo indeferimento da candidatura de Zé Vieira, haverá obrigatoriamente uma nova eleição na cidade, pois os votos nulos de uma eleição não podem ultrapassar os 50%.

“Se a candidatura for indeferida os votos do candidato serão tornados nulos, e na legislação eleitoral os votos nulos não podem ultrapassar os 50%”. Disse o operador do direito.

Zé Vieira conseguiu 64,71% dos votos em Marizópolis, sendo estes anulados pela justiça, a votação nula sobe para 69,87, sendo obrigatória a realização de uma nova eleição na cidade.

Patos Online | Diário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner