Desterro1:
De acordo com dados da Unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de Matureia, somente entre os dias 1 de janeiro e 15 de maio de 2013 foram notificados 48 novos casos de dengue no município. Uma média de 2,3 casos por semana. Estima-se que de 80 quarteirões, 39 estejam classificados como positivos para focos do mosquito.
Segundo o secretário de Saúde do município, João Paulo Resende, as equipes de saúde estão mobilizadas em ações para reduzir o número de focos existentes. “Estamos tomando medidas como o repovoamento de ‘piabas’ em cisternas ou tanques que comportem 1000 litros ou mais e recolhimento de lixo em terrenos baldios, que podem tornar-se foco do mosquito, além do tratamento focal e perifocal”, relatou.
A Secretaria de Saúde realiza as ações com base no Levantamento do Índice Rápido Amostral (LIRA), desenvolvido após cada ciclo de visitas dos agentes de endemias, que duram 60 dias. Os Agentes Comunitários de Saúde também realizam ciclo de visitas, com duração de 30 dias cada um. Nesses ciclos, as equipes fazem a identificação dos quarteirões infectados.
Além do combate aos focos do mosquito as equipes de saúde destacam a necessidade da conscientização da população, no que diz respeito às medidas preventivas contra a doença. “Esse período chuvoso é propício à proliferação do mosquito, principalmente chuvas finas que não levam pequenos focos como cascas de ovos e tampas de garrafas. Destacamos também a necessidade educativa da campanha que visa conscientizar a população ao exercício diário da prevenção”, explicou.
(Com Ascom Matureia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.