Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de Mandacaru - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

11 de jun. de 2013

Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de Mandacaru

Desterro1:
A Unidade de Polícia Solidária (UPS), do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, tem contribuído com a redução dos índices de criminalidade naquela comunidade. Em relação ao primeiro semestre de 2011 e de 2012, a redução é acima de 10% este ano no caso de crimes violentos, letais e intencionais, segundo informou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Almeida Martins. 
Nesta terça-feira (11), a UPS de Mandacaru recebeu a visita do vice-governador Rômulo Gouveia e da secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, além de representantes de instituições e entidades parceiras da unidade e da comunidade. 
Rômulo Gouveia avaliou que os resultados das nove Unidades de Polícia Solidária implantadas em João Pessoa e e outras duas instaladas em Campina Grande pelo atual Governo são positivos. “Nós já temos resultados significativos. O trabalho das unidades solidárias tem uma integração muito forte com as comunidades, a exemplo de Mandacaru e Padre Zé”, afirmou. 
O vice-governador destacou o papel dos parceiros da Polícia Militar como o Detran, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, o projeto Uma Nota Musical que Salva, dentre outros atores sociais. “A polícia não é só para prender, faz também um trabalho pedagógico, educativo, com diálogo, e a meta do governador Ricardo Coutinho e minha é no sentido de ampliar o número de Unidades de Polícia Solidária pelo Estado afora”. 
A secretária Estela Bezerra, por sua vez, destacou os benefícios que o projeto da UPS leva às comunidades. “O projeto modifica a relação da comunidade com a polícia e modifica a visão da segurança pública feita pelo Estado dentro das comunidades. A UPS modificou a realidade aqui de Mandacaru, baixou de 2011 para cá de forma impressionante os índices de homicídios e depoimentos de taxistas apontam que diminuiu também a incidência de crimes contra esse segmento de trabalhadores. Então o resultado é extremamente positivo”, declarou. 
O presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Antonio Henriques Filho, fez questão de cumprimentar Rômulo Gouveia e Estela Bezerra para agradecer pelos resultados positivos que alcançados pelas UPS na capital. “Com certeza, com a implantação da Polícia Solidária diminuiu muito o índice de assaltos e tentativas contra nossos taxistas. Em 2011, foram registrados 28 assaltos e até morte. Em 2012, o índice caiu para oito assaltos e esse ano até agora apenas três casos. Eu atribuo ao grande trabalho que a polícia vem fazendo”, enfatizou. Ele elogiou ainda a abordagem feita aos taxistas com os passageiros, cuja ação, segundo afirmou, tem contribuído com a queda da violência contra esses profissionais.
O tenente coronel Almeida Martins afirmou que a visita das autoridades à UPS de Mandacaru, que será feita às demais unidades, representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos policiais militares junto às comunidades. “Precisamos melhorar, mas avançamos muito e essa visita do vice-governador Rômulo e da secretária Estela Bezerra é um estímulo desses agentes de segurança que cada vez mais estão mais próximos da comunidade”, disse. 
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira, Abimadabe Vieira, destacou a necessidade das UPS serem visitadas pelas autoridades como forma de proporcionar uma maior integração governo/população. “Essa visita de Rômulo e Estela é muito significativa para esses atores de segurança pública e a sociedade civil”, afirmou Abimadabe. 
O comandante da UPS de Mandacaru, capitão PM Antonio de Sousa Santos, acredita que as visitas das autoridades se traduzem em futuras novas parcerias porque mais pessoas, mais ideias surgirão com o objetivo de contribuir com o trabalho da Polícia Militar. “Essa visita eu vejo como uma ação de Estado no bairro de Mandacaru”, comentou. 
Música como inclusão social – Depois da apresentação do coral da ONG 'Uma Nota Musical que Salva', a secrtária Estela Bezerra comentou que “a sociedade também tem muito a fazer na construção desse ambiente protegido, que não é somente aquele com polícia ostensiva, mas o ambiente protegido e seguro, onde você tem paz e harmonia e o cidadão de bem, a criança, o idoso ocupam os espaços públicos, espaços de todos nós”. 
O projeto Uma Nota Musical que Salva surgiu em Mandacaru no ano de 2011 com a proposta de ensinar música a crianças e adolescentes do bairro numa ação de inclusão social para que elas não se tornem vítimas das drogas. Foi idealizado pelo casal Lauriceia e Severino e tem como apoiadores o Detran, a Polícia Militar, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Polícia Rodoviária Federal, comerciantes e ganhará novos parceiros em breve, a exemplo da Capitania dos Portos da Paraíba. 
Polícia Solidária – Atualmente existem 10 UPS em todo o Estado – nove em João Pessoa e uma em Campina Grande. A instalação dessas unidades nos bairros permite agilizar o atendimento nessas áreas, promovendo uma melhor aproximação junto à comunidade. A população pode acionar diretamente os policiais de plantão usando a ‘Linha Direta’. Dessa forma, não é necessário ligar primeiro para o Ciop.

EM JOÃO PESSOA
UPS do Alto do Mateus: (083) 8879-2590
UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213
UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927
UPS do São José: (083) 8628-7040
UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717
UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228
UPS Róger: (083) 8714-0119
UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369
UPS Geisel:(083) 8806-9501

EM CAMPINA GRANDE
UPS Mutirão: (083) 8820-7211
UPS Pedregal: (083) 8864-1483
Com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner