O Plano de Contingência da Dengue é uma determinação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo direcionar as ações para evitar a doença e combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. De acordo com Antônio Neto, do Núcleo de Fatores Biológicos da SES, o plano deve ser elaborado por uma equipe técnica e tem que contemplar ações de vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência ao paciente, comunicação, mobilização da população e ações intersetoriais.
O gerente operacional de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Geraldo Moreira, disse que muitos municípios ainda precisam elaborar os seus planos de contingência e, para isso, a equipe técnica da Secretaria da Saúde irá oferecer todas as informações e subsídios necessários para a construção do documento. “O Governo do Estado está à disposição dos municípios para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a elaboração do Plano, como também ajudar no que for possível para manter a dengue sobre controle no Estado”, garantiu.
Ele afirmou que o Estado vem trabalhando junto às Gerências Regionais de Saúde para acompanhamento da organização da rede assistencial para pacientes com suspeita de dengue, seguindo a classificação de risco do Ministério da Saúde. O Estado vem organizando o fluxograma dos pacientes por meio da Atenção Básica e dos serviços de referência para atendimento às pessoas com suspeitas da doença e casos graves, como também com a capacitação dos profissionais de saúde. “Temos que deixar claro que a porta de entrada dos casos de dengue é a Atenção Básica, que deve atender os casos que apresentem sinais clínicos da doença, e que compete ao município a execução das ações de vigilância”, finalizou Geraldo Moreira.
Veja as datas das outras reuniões:
25/09 – Os municípios da I e II GRS, no Cefor (João Pessoa);
26/09 – Todos os municípios que compõem a 12ª GRS (em Itabaiana);
08 e 09/10 – Reuniões com os municípios da 3ª GRS (Campina Grande);
10/10 – Reunião com os municípios da 4ª e 5ª GRS (Campina Grande);
15 e 16/10 – Reunião com os municípios da 3ª Macro (6ª, 7ª e 11ª GRS – em Patos);
17 e 18/10 – Reunião com os municípios da 4ª Macro (8ª, 9ª e 10ª GRS – em Sousa);
11/11 – Último dia de entrega dos Planos de Contingência da Dengue.
Desterro1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.