Famílias sem terra ocupam Fazenda da Malhada da Onça, próxima a Desterro PB - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

28 de jul. de 2014

Famílias sem terra ocupam Fazenda da Malhada da Onça, próxima a Desterro PB

Até o momento, pelo menos 56 famílias de diversas localidades estão acampadas no terreno pertencente à Fazenda Malhada da Onça, próxima a Desterro no sertão da Paraíba. A propriedade pertence ao Doutor Marcelo Dantas que já esteve no local exigindo a desocupação de suas terras por parte dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras- MST.


A ocupação acontece desde domingo (20/07), de acordo com os líderes do movimento que pediram para não serem identificados por medo de represálias, eles garantem que não vão sair de lá até que as famílias sejam empossadas e recebam por lei 55 hectares de terra para desempenharem suas atividades, muita barracas já foram construídas no local e outras pessoas são esperadas para se unir ao grupo.


De acordo com um levantamento feito pelo MST, o terreno mapeado chega a 1.343 (mil trezentos e quarenta e três hectares) para ser distribuído entre os acampados. Para ter direito, os trabalhadores precisam atender alguns critérios, como: ser trabalhador rural, ter disponibilidade de tempo para trabalhar e produzir na terra conquistada, precisa está em dias com a justiça, não exercer cargos públicos, não ser aposentado por invalidez dentre outros.


“O proprietário da Terra esteve aqui tentando negociar a desocupação do seu terreno, sem êxito, prometeu recorrer à justiça. Nós trabalhadores rurais estamos acobertados pelo Artigo 181 da reforma agrária, mesmo assim, sofremos diversas formas de violência e muitos nos confundem com baderneiros e desordeiros, onde na verdade somos cidadãos honestos que queremos sustentar nossos filhos com dignidade”, disse uma líder do MST.


A comissão reconhece os investimentos feitos pelo Governo Federal em favor dos trabalhadores rurais, porém, dizem que ainda são insuficientes para atender a demanda que só na Paraíba chega a quatro mil famílias acampadas esperando um pedaço de terra para trabalhar com dignidade e garantir o sustento dos seus filhos, finalizou. 


Olavo Silva



Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner