Escola João Heleno de Maria realiza a culminância o Projeto Família na Escola - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

24 de ago. de 2015

Escola João Heleno de Maria realiza a culminância o Projeto Família na Escola

Olavo Silva - Colaborador Desterro1
Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 21, na Escola João Heleno de Maria, na comunidade do Monteiro, a culminância do Projeto Família na escola, numa forma de unir as duas principais instituições sociais no cumprimento de responsabilidades e no resgate dos verdadeiros valores humanos, no tocante ao desenvolvimento pleno dos cidadãos e cidadãs do referido educandário.

Para dinamizar os trabalhos foram planejadas e elaboradas diversas atividades pedagógicas, desenvolvidas pelos próprios alunos e orientadas pelas professoras daquela instituição. Dentre as principais produções foram apresentadas: poesias, sorteios de brindes, maquetes das residências e prédios da comunidade, orações, hinos de louvor, mensagens de reflexões, pinturas, exposição fotográfica, produções artesanais, dramatizações, produção textual, vídeos educativos, musicais, amostras culturas por artistas locais.

Segundo a professora de Maria de Lourdes: o projeto tem a finalidade de aproximar e envolver cada vez mais os principais atores responsáveis pela formação dos alunos, para os idealizadores da iniciativa, a escola ensina os conteúdos e a família educa transmitindo os melhores valores humanos, numa parceria que precisa ser fortalecida a cada dia.

“Envolver todos s alunos na realização dos trabalhos diversificados é fundamental, saber que estes são capazes de protagonizar o próprio conhecimento com todos esses talentos, nos gratifica e nos orgulha muito, apesar dos avanços, temos a certeza de que precisamos melhorar muito ainda”, disse.

Para um dos fundadores da escola, o líder comunitário de 78 anos, o senhor o Cassimiro- seu Dodô, o evento lhe surpreendeu pela forma como foi organizado, ele defende a aprendizagem espontânea sem interessas nos recursos do Programa do Bolsa Família, já que o saber é para toda vida. “O governo é limitado e transitório, o aprendizado não. Eu não tive oportunidade de estudar porque me faltou o capricho, minha escola foi o roçado, a caneta a enxada e a lição os carrapichos”, declarou o líder em tom de declamação.

Os pais se emocionaram ao presenciar as produções dos filhos e se mostraram interessadas em ajudar na educação destes

Dinâmicas, comidas típicas da culinária regional, união no combate às desigualdades sociais, o projeto que já vem sendo trabalhado há três meses, vai até dezembro. O secretário de agricultura, Edilson Nascimento parabenizou a equipe escolar pela forma inovadora de trabalhar temas considerados importantes para os dias atuais, diante da crise de identidade. Ele defende a continuidade dos trabalhos.

O secretário de Educação, José Diraldo Gomes, elogiou o empenho das equipes e destacou a grande participação da comunidade na realização de todas as produções. “A escola sai na frente, já que tramita no Congresso Nacional, o anúncio de uma lei para acabar com as datas comemorativas referentes ao Dia das Mães e Dia dos Pais”, complementou.

Na sequencia realizou o sorteio de dois tablets de 7” para os estudantes como forma de incentivos, o secretário falou da vontade de premiar a todos, no entanto diante da falta de recursos, fica inviável, mas já adiantou que no fim do ano a secretaria de educação está com um projeto de valorização do aluno nota dez de cada unidade escolar. O secretário adjunto José Leônidas, refletiu sobre o verdadeiro papel da escola e a função da família.

A professora Rilva Maciel, falou da satisfação de ver a alegria dos estudantes, dos pais de alunos e visitantes, ao presenciar belas produções, as quais ela atribuiu os bons resultados de motivação de muitos alunos que chegavam para estudarem sem nenhuma expectativa e foi nas artes e aulas diversificadas que estes descobriram suas potencialidades.

Alunos do Programa Mais Educação e de outras modalidades de ensino da Escola João Heleno de Maria, apresentaram suas produções sendo: horta na escola, decoração, confecção de vários materiais, teatro de sombras. Para a educadora Sandra, a participação dos pais é fundamental para repassar e fortalecer os valores e os vínculos.

A direção escolar na pessoa de Fagnea Heleno, agradeceu os parceiros de trabalho e lembrou-se das inúmeras contribuições do prefeito Léo Terto, do secretário José Diraldo, do secretário adjunto José Leônidas, secretário de agricultura Edilson, o professor Gilberto Nunes e demais parceiros da sociedade civil organizada. Muita criatividade e dinamismo despertou a atenção dos participantes, cada sala era muito bem visitada e o pátio ficou pequeno para tantas realizações. A escola se mostrou acolhedora, as famílias nem queriam ir embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner