Educadores descobrem maneiras inovadoras para envolver os alunos nas atividades escolares - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

20 de set. de 2015

Educadores descobrem maneiras inovadoras para envolver os alunos nas atividades escolares

Olavo Silva - 
Profissionais da educação que atuam na Escola Municipal Tertulino Cunha, em Cacimbas no interior do estado, preocupados com o baixo desempenho escolar de muitos estudantes e a desmotivação dos mesmos, resolveram desenvolver um planejamento pedagógico estratégico que corrigisse a situação indesejada, bem como, despertar o interesse dos alunos pelas atividades escolares propostas no plano de ensino.

Para tanto, foram trabalhados diversas atividades de forma lúdica com foco na formação ética e cidadã de uma sociedade mais justa e humana, onde os educando foram orientados pelos professores e se tornaram os protagonistas do projeto que levou o nome de 1ª GINCANA INTERDISCIPLINAR: MINHA ESCOLA, MEU MUNDO É PÚBLICO, É MEU EU CURTO EU CUIDO!

A coordenadora pedagógica Vanderlúcia Rosa de Lima destacou o empenho e os compromissos de cada profissional na construção e execução do plano de trabalho, segundo ela, os resultados foram surpreendentes ao ponto das equipes se emocionarem. Para a educadora, o sucesso das atividades se deve a confiança que foi dada aos alunos que demonstraram seus talentos, capacidades e se tornaram os protagonistas de tudo.

“A diretora Edenice Alves preocupada com o baixo rendimento escolar dos alunos e o mau comportamento de alguns, nos propôs o desafio de fazer algo para despertar o interesse daqueles que quebravam as cadeiras, riscavam as paredes, rasgavam os cartazes, não valorizavam os conteúdos que eram trabalhados no dia a dia e a iniciativa acabou envolvendo a todos, foi trabalhoso, mas foi gratificante para nossa realização pessoal e profissional”, ressaltou.


Vanderlúcia falou ainda que as formas como os estudantes agiam era uma maneira que eles encontraram para chamar a atenção dos educadores para os inúmeros problemas de segregação social. Eles procediam de tal modo, então tivemos que agir didaticamente sem afrontá-los para não piorar ainda mais a situação, uma das formas encontradas pela equipe foi refletir sobre os verdadeiros valões humanos com respeito a dignidade das pessoas, bem como, do patrimônio público, por ser este um bem coletivo que pertence a todos, o resultado foi além das nossas expectativas”, revelou à educadora.

A professora Catiana da Cunha, falou da satisfação de ter orientado seus alunos na realização das atividades propostas, para ela, a experiência foi muito gratificante e deve continuar por ter dado certo. A conselheira tutelar Auriete Venâncio, parabenizou os estudantes, a direção e os demais funcionários pela organização positiva do evento.

O supervisor educacional Arenilson Lima Moura, falou com entusiasmos do projeto, onde ressaltou o compromisso de todos, principalmente a dedicação dos educandos que fizeram um trabalho diferenciado e emocionante, para ele o sucesso depende de um conjunto de ações e um dos principais requisitos foi a construção das regras juntamente com os participantes.


“Nossos alunos entenderam e aceitaram bem os desafios, eles demostraram de que realmente são capazes de fazer, cada um tem potencial extraordinário, basta darmos as oportunidades, pois eles têm muito a oferecer, na dança, poemas, desenhos, esportes, confesso que estou encantado com cada atuação e o mais impressionante é que aqueles considerados indisciplinados se envolveram e deram um show nas apresentações, inovar é preciso e deu muito certo”, destacou.

Diante dos resultados positivos, Arenilson divulgou o calendário escolar e as próximas atividades pedagógicas a serem realizadas, incluindo a disputa do torneio esportivo de futsal, a ser realizado na tarde desta sexta 18/09, ele pontuou as regras e os critérios de participação dos educandos, sendo o melhoramento nos desempenhos escolar, com respeito a todos.

A escola contou com um corpo de jurados, formado por Adelita de Brito, Auriete Venâncio e Maria do Livramento. Esteve presente também para prestigiar a gincana, pais de alunos, membros da sociedade civil organizada, professores, coordenadores, direção e demais funcionários da referida instituição, além de outros alunos e professores da escola estadual Pedro Terto da Cunha e da escola Joaquim Cassiano Alves de Serra Feia.



Os alunos fizeram bonito para os presentes, fixaram cartazes, faixas, fotografias, fizeram desenhos, elaboraram paródias, poemas, mensagens de reflexão, participaram de concursos de danças, desfiles, maquiagens, embaixadinhas, organização dos espaços, limpezas, ornamentação, sempre voltadas para o desenvolvimento pleno dos cidadãos.

A professora de História Maria Gorete Leite, disse que os objetivos do projeto foram todos alcançados com êxito e que as experiências valeram a pena, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais de educação que se sentiam desmotivados diante da resistência dos alunos em relação aos conteúdos ministrados, segundo ela, a dinâmica adotada pela escola fez a diferença e facilitou as aprendizagens, servindo de estímulos para os grupos.

A educadora revelou ainda o ardente desejo que tem de escrever um livro que leve em consideração às experiências de vida que cada um dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, com respeito à diversidade cultural. Para ela, quando isso vier a acontecer, com certeza os resultados da referida gincana estará registrada nesse acervo.

Mais informações e as entrevistas completas com os educadores: Arenilson Lima Moura, Maria Gorete Leite e Vanderlúcia Rosa de Lima, vocês acompanham no Programa Cidadania Popular que vai ao ar aos sábados apartir das 12h00min, na frequência 104,9 MHz. Ou ainda no site: www.radio104fm.amaisouvida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner