Alternativa para preservar o meio ambiente no Brejo - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

3 de dez. de 2010

Alternativa para preservar o meio ambiente no Brejo

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solânea mantém viveiro para distribuir mudas de plantas
A preocupação com a preservação do meio ambiente incentivou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solânea a criar um viveiro comunitário para plantio de diversas espécies típicas das regiões do Brejo e Curimataú. A estrutura funciona na Comunidade Videl. Somente este ano já foram cultivadas cerca de 3 mil mudas. O trabalho está sendo realizado com uma diversidade de plantas que serão levadas aos campos produtivos no começo do inverno de 2011.

Somente este ano já foram cultivadas cerca de 3 mil plantas. A maioria são árvores frutíferas que são entregues na zona rural do município. Foto: Evandro Matheus/Esp. CB/D.A Press

As ações estão sendo desenvolvidas pelo Projeto Agroecologia da Borborema, patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental. O trabalho tem como objetivo reverter o quadro desolador enfrentado pelas comunidades daquele município.
A agricultora Maria da Penha Batista Pereira, ressaltou que uma das razões para o desmatamento na região é a forma predatória como se faz agricultura naquele município.
"A mata sumiu e está sumindo porque as pessoas não se preocupam em preservar, isso já está mudando, mas muitos ainda não tem essa mentalidade, cortam lenha para abrir pastos para o gado e não replantam outra árvore no lugar daquela que foi retirada", disse Maria da Penha.
Antônio José da Silva faz parte do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solânea. Ele informou que o objetivo da entidade é desenvolver trabalhos de produção e distribuição de mudas com os agricultores do município, fazendo mobilizações de conscientização sobre a importância de recuperação do meio ambiente, propondo a desaceleração do processo de degradação enfrentado pelo município.
O projeto Viveiro Comunitário foi iniciado com poucas mudas de plantas. Esse ano o projeto chegou a 3 mil mudas de plantas frutíferas como Umbu e nativas como a Forrageira. A meta em 2011 é de cerca de 20 mil mudas que serão destinadas às comunidades do município.
Sustentabilidade
Adriana Galvão é assessora técnica da AS-PTA e disse que oito novos viveiros estão sendo construídos para colocar a disposição das famílias plantas capazes de dar condições sustentáveis para a produçãode toda a região.
"A agricultura precisa está em harmonia com o meio ambiente para dar condições de produção às famílias daquela região", afirmou Adriana. Muitos trabalhadores que faziam práticas de corte e queima de árvores estão percebendo as consequências que estão passando hoje, com esse problema eles estão aceitando as propostas do projeto e o tem visto como um novo caminho de mudança para a região.

Do: Erick Ronnie // Especial para o DB - Diário da Borborema

link:http://www.diariodaborborema.com.br/2010/12/01/municipios1_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner