Nota da CNBB sobre a Conferência de Cancun - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

2 de dez. de 2010

Nota da CNBB sobre a Conferência de Cancun

 

clip_image002

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Conselho Episcopal Pastoral – 24ª Reunião

Brasília – DF, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2010

Nota sobre a Conferência de Cancun

Em defesa do planeta terra e da humanidade

Desde o dia 27 de novembro, o mundo inteiro está reunido em Cancun, no México, na 16ª Conferência das Partes da Convenção da ONU para, mais uma vez, discutir o “aquecimento global”.

Essa conferência é de fundamental importância para o momento atual da vida no planeta e do planeta, pois, há várias décadas, assistimos ao aumento, na atmosfera, dos gases de efeito estufa, causando profundos danos à vida humana e tragédias ambientais. Isso indica o fracasso dos mecanismos de mercado, adotados até o presente, para controlar as emissões de gases de efeito estufa.

O consumismo retira do povo uma postura crítica em relação à depredação da Terra, provocada pela sociedade do desperdício, causadora do aumento da fome e da sede, da migração e de muito sofrimento a imensas populações em todo o planeta.

Unimo-nos às muitas vozes, em todo o planeta que exigem avanços concretos nas negociações de Cancun: será uma grave irresponsabilidade, especialmente em relação às gerações futuras, protelar decisões que dispõem de segurança científica, seja em relação ao que deve ser progressivamente deixado de lado, como, por exemplo, o uso de fontes fósseis de energia, seja em favor de alternativas menos agressivas à Terra, já conhecidas e testadas. É preciso que os governos não se guiem por pressões dos grandes grupos econômicos e decidam, ouvindo o povo a partir dos princípios da cidadania de seus povos.

A Igreja está empenhada em trabalhar positivamente em favor destas mudanças urgentes através da Campanha da Fraternidade de 2011, com o tema Fraternidade e Vida no Planeta, e com o lema A criação geme em dores de parto. Convocamos a todas as comunidades de nossa Igreja, bem como a todas as pessoas com sentimento de boa vontade, a que se unam nesta Campanha, que busca renovar as relações com a Terra para que todos os seres vivos e todas as pessoas possam viver com sua dignidade nela e com ela.

Brasília – DF, 1º de dezembro de 2010

Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da caridade, da justiça e da paz

Fórum das Mudanças Climáticas e Justiça Social

D. Pedro Luiz Stringhini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner