Conheça um pouco mais sobre o "Umbu" - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de mar. de 2011

Conheça um pouco mais sobre o "Umbu"

Foto: Dário Cardoso

O Fruto de nome cujas origens são do tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore que dá de beber",é muito apreciado e consumido, pelos  nordestinos possui um caroço revestido por uma suculenta polpa e, em sua superfície, por uma película esverdeada, tendendo, à medida que amadurece, para a cor amarela. O umbu tem, em média, de três a quatro centímetros de diâmetro.

Muito rico em vitamina C,chega a ter a metade do que possui a laranja na vitamina, possui um tipíco sabor azedinho, o umbu, além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, na fabricação de polpas, sucos, sorvetes, geléias, doces e outras grandes variedades em produtos industrializados, além da umbuzada, iguaria preparada com leite e açúcar, muito apreciada na região nordeste.

Foto: Dário Cardoso

A resistência ao periodo da seca é a principal característica do umbuzeiro,a árvore chegar a ter 6 metros de altura,e tem origens do semi-árido nordestino,a planta possui o cheropódio, que é uma espécie de batata, no qual  armazena água utilizada pela propria planta nos períodos mais secos do ano. Um umbuzeiro adulto chega a viver em média 100 anos e pode até armazenar dois mil litros de água em suas raízes. Em épocas de seca a planta perde totalmente as folhas e reveste-se de folhas após as primeiras chuvas e 60 dias após a abertura de suas flores o fruto estará maduro e pronto para consumo.

Por Jackson Souza, Desterronline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner