Desterro PB recebe visita da entidade Alemã MISEREOR para avaliar ações apoiadas no município - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

1 de set. de 2011

Desterro PB recebe visita da entidade Alemã MISEREOR para avaliar ações apoiadas no município

Blog Acesso Desterro A visita iniciou no Centro Paroquial Padre Jose Fernandes as 9:00 horas (manhã) com a participação de 25 pessoas dentre representantes das associações comunitárias e da União das Associações do Município de Desterro – UAMD. O objetivo da visita foi avaliar as ações financiadas pela MISEREOR através do projeto da Diocese de Patos chamado Programa de Promoção e Ação Comunitária – PROPAC.

 

A avaliação foi iniciada por uma apresentação feita por Dário Cardoso representante da comunidade Blog Acesso Desterro Pitombas e Secretário da UAMD, sobre as ações desenvolvidas na Comunidade de Pitombas e Mulungu no decorrer do trienal de 2005 a 2007, mas tendo como foco as ações trabalhadas antes e depois na comunidade e no município num geral.  Alexandre e Alexandra representantes da MISEREOR e responsáveis por esta avaliação no Brasil fizeram um trabalho em grupos para avaliar as ações desenvolvidas de 2002 até 2012 na comunidade Pitombas e no município de Desterro através de um trabalho em grupos onde os lideres comunitários apresentaram suas avaliações tendo em vista a Tendências a partir de 2011.

Blog Acesso Desterro No final Alexandre sintetizou e debateu com a assembleia do encontro, todos os eixos avaliados anteriormente nos grupos, com a finalidade de afunilar o que foi apresentado nos cartazes da avaliação.

Após o almoço Gilberto Nunes, Irenaldo Pereira e Rinaldo – Técnicos do PROPAC, junto com Alexandre e Alexamdra da MISEREOR e Dário Cardoso e Edilson Lauriano representantes da UAMD, foram a comunidade de Pitombas e Mulungu visitar duas famílias e seus fundos de quintais. Blog Acesso DesterroA primeira família foi a de seu Paulo Ferreira em Pitombas, onde a diversidade mostra caminhos para uma melhor convivência com o semiárido, pois em uma pequena área a famílias consegue manter uma grande diversidade de planas desde hortaliças até as plantas medicinais. Já na segunda  família que foi a da Sr. Raimundo no Sitio Mulungu, onde o que chama a atenção é que a família reutiliza toda a água servida para reutilizar nas plantas da casa e que as mesmas assim como em muitas famílias da localidade o cuidado com a cisterna também chama a atenção, pois em  sua maioria as famílias da comunidade utiliza plantas de raízes pequenas para sombrear a cisterna, que serve para armazenar a água das famílias.

Com esta visita, a Comunidade de Pitombas, a UAMD e o PROPAC se fortalecem  para que haja novas conquistas.

Dário Cardoso – Acesso Desterro

2 comentários:

  1. Foi uma visita muito boa e os representantes da Alemanha gostaram muito da Organização Comunitária em Desterro!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner