TRE lança campanha para estimular alistamento de jovens - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

11 de out. de 2011

TRE lança campanha para estimular alistamento de jovens

Com o objetivo de estimular o alistamento de jovens para as eleições municipais do próximo ano, a Justiça Eleitoral da Paraíba vai lançar hoje a campanha “Justiça Eleitoral Perto de Você” que será realizada de forma itinerante em vários bairros de João Pessoa. A solenidade de lançamento acontecerá às 14h, no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho, no Bairro Valentina de Figueiredo, na Capital, que será o primeiro a ser atendido pela campanha, no período de 10 a 19 de outubro, com serviços de alistamento, segunda via, revisão e transferência de domicílio eleitoral.
O projeto, proposto pela Juíza Titular da 70ª Zona Eleitoral e Coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (CENATEL), Túlia Gomes de Souza Neves, tem como principal objetivo levar a Justiça Eleitoral aos bairros mais distantes e carentes, antecipando o atendimento em massa que fica para o último dia de alistamento, evitando longas filas por causa do fechando o cadastro de eleitores, como ocorre em ano de eleição.
De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Leonardo Lívio Ângelo Paulino, projeto também cumpre as normas da Resolução 70/2009, do Conselho Nacional (CNJ), que estabelece metas para garantir e facilitar o acesso à Justiça, e consequentemente promover a cidadania e estimular o alistamento dos jovens, principalmente os que vão votar pela primeira vez nas eleições de 2012.
Leonardo Lívio destacou que além do TRE-PB dar apoio integral ao projeto, a Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB) atuará nesta campanha conscientizando alunos das escolas próximas de onde será implantado a campanha “Justiça Eleitoral Perto de Você”, divulgando o serviço oferecido, o local, data e horário de atendimento.
“É um Projeto que favorece ao exercício da cidadania. Só temos que elogiar a iniciativa da juíza Túlia Neves em propor tão relevante projeto, de levar a Justiça Eleitoral ao nosso público-alvo, que é o cidadão. São ações como essa que fazem a diferença”, declarou.
A campanha que será realizada pela Justiça Eleitoral da Paraíba, a partir de hoje, será uma forma também de estimular a participação do eleitorado jovem da Paraíba, entre 16 a 17 anos – que votam por opção -, a despertarem para o exercício da cidadania através do voto e da escolha dos representantes políticos do país, do Estado e do município.
Até porque, conforme dados da própria Justiça Eleitoral, essa faixa etária de eleitorado sofreu um decréscimo de quase dois mil eleitores nas duas últimas eleições. Em 2008, o número de eleitores nessa faixa etária no Estado era de 92.623. Nas eleições de 2010, caiu para 90.624, ou seja, houve uma redução de 1.999 eleitores.
Não só os números da Justiça Eleitoral, mas depoimentos de jovens nessa faixa etária comprovam, que a cada ano que passa a juventude brasileira fica mais desinteressados pela política e prefere adiar o exercício da cidadania, deixando para participar da escolha de seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo, das esferas municipal, estadual e federal, só no momento que for obrigatório, ou seja, a partir dos 18 anos.
De acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a participação de jovens que votam por opção reduziu nas últimas três eleições. Nas eleições do ano passado o eleitorado brasileiro era formado por 2,39 milhões de pessoas nessa faixa etária. Há oito anos, em 2002, eram 2,21 milhões. Em 2004, subiu para 3,65 milhões, em 2006, caiu para 2,56 milhões, mas voltou a subir, para 2,92 milhões, dois anos depois.


Fonte: Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner