Caos: Açude Jeremias está com menos de meio Milhão de M³ de água - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

12 de jan. de 2014

Caos: Açude Jeremias está com menos de meio Milhão de M³ de água

Foto: Acude Jeremias, Julho de 2013 - por Dário Cardoso
O Município de Desterro distante 280 Km da Capital paraibana João Pessoa vive um caos por falta D'água. A cidade tem um um grande reservatório, o acude Jeremias localizado ao Oeste do centro da cidade, que tem uma capacidade de armazenar 4.658.430m³ de água, Desterro tem hoje um total de 7.991 habitantes, sendo que 4.899 residem na zona urbana segundo informações do IBGE no ano de 2010.

A maior preocupação da população hoje, é a falta d'água, pois estamos vivenciando um racionamento desde 2º semestre de 2013, hoje o Açude Jeremias está com menos de menos de 6% da sua capacidade, é muito preocupante, isso implica dizer que a cidade hoje tem aproximadamente 280 mil m³ de água.

Gráfico: AESA PB

Além da cidade a Zona Rural de Desterro também está sofrendo muito com os efeitos da seca, a solução são as cisternas, que de 2011 até 2013 ajudaram os moradores, a cisterna que por sua vez é cheia com água da Operação Carro Pipa, que atende as comunidades e as famílias mais necessitadas. 

A evolução da Seca em Desterro foi tão drástica que quase de 4,5 milhões de m³ de água foram gastos em menos de 3 anos.
Gráfico: AESA PB

É uma preocupação generalizada no município de Desterro e em outros vizinhos a exemplo de Teixeira e Cacimbas, onde o racionamento iniciou-se antes. Estamos chegando ao caos, além de água pouca, a má qualidade é outro agravante, haja vista que o Açude está salinizando mais e mais a água que resta. 

Com as Chuvas do inicio do ano, a alegria, mas infelizmente encheu apenas pequenos mananciais, a exemplo dos Barreiros e das Cisternas, já no acude o acumulo de água foi muito pouco, pra não dizer pouquíssimo. 

Com as controvérsias das previsões, fica apenas a esperança que esse ano de 2014 prometa e cumpra chuva para os Desterrenses e os paraibanos como um todo.


Dados 
Código do município: 2505402
Nome do município: Desterro
Total da população 2000: 7.701
Total de homens 3893
Total de mulheres: 4.098
Total da população urbana: 4.899
Total da população rural: 3.102
Total da população 2010: 7991

Nome do Açude: Jeremias
Capaciade Máxima (m³): 4.658.430

Localização dos Açudes
Segundo a Resolução Nº 02, de 05 de novembro de 2003, artigo 1º, o Estado da Paraíba foi dividido em 11 bacias hidrográficas, conforme o mapa abaixo.


Gráfico: AESA PB - Acudes Monitorados pela AESA
A figura mostra a localização dos 121 açudes da Paraíba monitorados pela AESA. Destes, 8 açudes - Epitácio Pessoa (Boqueirão), Coremas-Mãe D'Água, Gramame-Mamuaba, Eng. Avidos, São Gonçalo, Lagoa do Arroz, Acauã e Capoeira - são monitorados diariamente. A evolução dos seus volumes pode ser visualizada em gráficos, que podem ser acessados clicando no nome deles no mapa abaixo. 

Redação Desterro1
Informações: AESA e IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner