CAAASP participa de Feira Agroecológica no dia de combate ao agrotóxico - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

21 de mar. de 2014

CAAASP participa de Feira Agroecológica no dia de combate ao agrotóxico

A Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano – CAAASP - participou da feira agroecológica nesta terça-feira, 19 de março, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, capital do estado. O evento marca o dia Estadual de Combate ao Uso de Agrotóxicos na Paraíba e foi organizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tendo como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos alimentos orgânicos e, ao mesmo tempo, sobre o risco de doenças causadas pelo consumo de produtos cultivados com o uso de agrotóxicos.


A Feira contou com a participação de cerca de 80 agricultores de 21 assentamentos da reforma agrária e de dois acampamentos na Paraíba, que ocuparam os 40 estandes para expôr seus produtos e mostrar suas experiências agroecológicas. Os visitantes puderam comprar frutas, legumes, hortaliças, mel e outros produtos ecologicamente corretos, ou seja, cultivados sem agrotóxicos; além dos estandes de artesanato, cultura popular e amostra de experiências desenvolvidas na agricultura com defensivos naturais. 

No estande da CAAASP foi comercializado mel da Unidade Demonstrativa (UD) de apicultura– construída no Assentamento Frei Damião I, no município de Cajazeiras, onde se processa cerca de 30 toneladas de mel por ano e são vendidos em feiras livres e feiras solidárias ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, em encontros de formação dentro e fora da região e nas comunidades.

De acordo com a cordenadora do programa ATES, pela CAAASP, Maria Elza "A apicultura é uma das atividades que atende aos três requisitos de sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico. Além de gerar renda, contribui para a preservação da natureza”

A CAAASP também levou uma mostra da experiência realizada no assentamento Santo Antônio onde está sendo desenvolvida a Unidade Demosntrativa Farmacia Viva que conciste no regate, multiplicação e utilização das plantas medicinais. A entidade também levou uma demostração do Banco de Sementes ‘Sementes de Paixão’ do assentado José Feliciano, no Assentamento Frei Damião I.

A feira foi promovida pelo Incra em parceria com a Companhia Nacional e Abastecimento (Conab) e com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS),  Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e das entidades prestadoras de Ater em assentamentos paraibanos.

Desterro1 com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner