Dia Mundial da água é realizado em Desterro no dia 22 de março. Confira as Fotos - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de mar. de 2014

Dia Mundial da água é realizado em Desterro no dia 22 de março. Confira as Fotos

Aconteceu nesse dia 22 de Março na cidade de Desterro o Dia Mundial da Água, o evento contou com a presença de Sócios das Associações, Professores, ONGs e Gestores Publico Municipais, de Cacimbas e Desterro. 

Realizado na Escola Estadual Gertrudes Leite, através da CAMEC e da UAMD o evento teve como objetivo expor a situação hídrica do Brasil, Nordeste e das cidades de Desterro e Cacimbas, foram apresentados fotos, slides e vídeos sobre o tema da água. 

Siga o Desterro1 Twitter Facebook.


Informações:
Desterro e Cacimbas ficam localizadas a 246km da Capital paraibana e tem um grande reservatório,  as cidades são abastecidas pelo Açude Jeremias , que com capacidade de 4.658,430 milhões de m³ de água, mas que hoje só resta menos de 160 mil m³. 

Apesar dos açudes de pequeno porte terem dado conta até 2012, hoje só temos este reservatório e as cisternas que graças as chuvas encheram e diminuiu a dificuldade.

A seca dizimou criações de animais, mudou nossa paisagem e nos mostrou a fragilidade desse reservatório, de 2011 ao inicio de 2014 o Jeremias perdeu 96,6% de sua capacidade, passando para um estado muito crítico, isso se deu pelo consumo da cidade de Desterro,  de Cacimbas e pelo Distrito de São Sebastião, que hoje são abastecidas por esse reservatório. 

Além auto consumo pela população e o desperdício também é um grande problema que agravou ainda mais a situação.  Apesar das chuvas isoladas o reservatório ainda não teve aumento em seu nível, por isso o bom uso e a preservação ainda são as melhores armas para lutar contra o problema da escassez. 
O fim da água do açude é uma preocupação que deve ser de toda população de Desterro e de Cacimbas. O retirada da água pelos carros pipas é monitorado e só é permitida a retirada de água pelos caminhões cadastrados junto a AESA.

Também um grande problema da cidade de Desterro e de Cacimbas é o uso dos leitos dos rios como depósitos de Lixo e de Esgoto. As nossas águas estão sendo poluídas de forma grotesca, estamos "baldiando" a água para depois beber.  Em desterro a cena é forte, o encontro dos Rios dos Porcos e o Rio de Desterro onde se localiza o poço que salvou a população em épocas de secas, hoje é um encontro de esgotos. Se esta seca continuar quem será capaz de beber a água deste rio?

A obra do sistema de esgotamento da cidade hoje parada aumenta ainda mais a poluição, o problema é grande. Mas os governos têm que criar estratégias para lutar contra essa seca e esse problema da poluição. Já em Cacimbas apesar ter sido construído o Lixão, a obra ainda é um “elefante branco” e se não cuidarmos dos nossos riachos e rios a coisa vai ficar ainda pior.

O equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água.

A água é um recurso natural e fundamental a vida dos seres humanos, aos animais e florestas, sendo assim deve ser preservada.

Mais Fotos:




















Redação Desterro1 com Ascom CAMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner