Audiência pública vai discutir transformação da Mata do Buraquinho em Unidade de Conservação - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

24 de jun. de 2014

Audiência pública vai discutir transformação da Mata do Buraquinho em Unidade de Conservação

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) vai realizar, na próxima quarta-feira (25), no auditório do Jardim Botânico, uma audiência pública para discutir a transformação da Mata do Buraquinho em Unidade de Conservação (UC). O evento contará com a participação de representantes do Ministério Público e de órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente Municipal, Polícia Ambiental e Conselho de Proteção Ambiental, além da sociedade civil.

A superintendente da Sudema, Laura Farias, explicou que o principal benefício da transformação da Mata do Buraquinho em uma unidade de conservação é a proteção integral da localidade. “A criação de uma Unidade de Conservação é a formalização, por meio de decreto, para a proteção de área que mantém os atributos naturais de uma região, hoje castigada pela urbanização. Visamos com isto manter o equilíbrio e a sustentabilidade das riquezas naturais da localidade, como as águas, o ar, flora e fauna”, enfatizou.

O coordenador dos Estudos Ambientais da Sudema, Thiago Silva, acrescentou que a Mata do Buraquinho como uma unidade de conservação terá uma gestão estratégica de ações para a preservação de espécies ameaçadas de extinção. “A proteção legal de áreas naturais, através da criação de Unidades de Conservação (UC), é considerada uma estratégia eficaz para garantir a manutenção dos recursos naturais em longo prazo. As unidades são consideradas componentes vitais para qualquer estratégia de conservação da biodiversidade, funcionando como refúgios para espécies que não podem sobreviver em paisagens alteradas”, comentou.

A Mata do Buraquinho é uma das áreas mais representativas de Floresta Atlântica no estado da Paraíba. Hoje a reserva representa a maior área de floresta nativa urbana do país com aproximadamente 519,75 hectares. Na localidade funciona a sede da Superintendência do Ibama no Estado, bem como um complexo arquitetônico histórico e funcional da mais alta expressão absorvidos pelo Jardim Botânico.

Unidade de Conservação (UC) - É a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" art. 1º, I.

Redação com Secom

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook. Circule Dário Cardoso.
Reprodução permitida desde que seja mencionado Desterro1.com/Autores das Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner