Irresponsabilidade: Com pouca fiscalização à noite, 'vale tudo' no trânsito da Epitácio em João Pessoa - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

1 de jun. de 2014

Irresponsabilidade: Com pouca fiscalização à noite, 'vale tudo' no trânsito da Epitácio em João Pessoa

Durante quatro dias, o Portal Correio registrou o comportamento de condutores de veículos na avenida Epitácio Pessoa, principal corredor da capital paraibana, que corta a cidade da Praia até o Centro.

Os flagrantes mostraram a completa falta de obediência às leis de trânsito. Carros e até ônibus circulando com faróis apagados, motociclistas guiando sem capacetes e as famosas ‘cinquentinhas’ sendo dirigidas por menores, sem qualquer equipamento de segurança e, em muitos casos, em alta velocidade.

Para cada caso registrado, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana explicou como funciona a fiscalização e qual o tipo de infração cometida.

Segunda-feira (19), 20h30 – Três menores se equilibram sobre uma ‘cinquentinha’. A de trás, fica com as pernas por cima da que vai entre ela e a condutora. A que aparenta ter menor idade é justamente quem está na direção do veículo. Ela arranca aos sopapos e ri da situação. Em alguns sinais de trânsito, ainda param sobre a faixa de pedestre. A motocicleta de pequeno por porte não tem placa.


A Semob explicou que nesses dois casos, as pessoas nas motos estão sem capacete e em excesso de lotação (mais de duas pessoas). Contudo, por se tratar de 'cinquentinhas' sem placa, só é possível a punição pela infração por ocasião de blitz com o BPTran. 

Quarta-feira (21), 21h50 – Ônibus escolares de cidades do interior, que trazem estudantes para faculdades particulares que se situam na Epitácio, são estacionados na faixa esquerda da avenida, onde circulam os transportes coletivos de João Pessoa. Para disfarçar, os motoristas deixam o pisca-alerta ligado. Não há alunos dentro desses veículos, que ficam à espera do fim da aula.


Quinta-feira (22), 22h15 - Ônibus escolares seguem pela Epitácio Pessoa, sentido Centro/Praia, ocupando as pistas da direita e da esquerda. O veículo da direita segue avançando parte da pista do meio. O veículo que vem logo atrás não tem como ocupar a faixa do meio. Na Epitácio, à noite, é frequente os ônibus pararem em fila dupla, para deixar ou pegar estudantes nas faculdades. Muitos deles sequer ligam o pisca-alerta.

Nesses dois últimos casos com os ônibus, a Semob disse que (conforme as fotografias) não foi identificada nenhuma infração, pois, ao que parece estão parados, realizando embarque ou desembarque de alunos e estão sinalizados com as luzes do veículo.

Quanto aos veículos com luzes apagadas (Art. 230, inciso 22, CTB) não é da competência municipal (Semob) fiscalizar, cabendo essa fiscalização ao Detran, BPTran, bem como à Polícia Rodoviária Federal (rodovias federais).

A Superintendência informou ainda que as fiscalizações são constantes na avenida Epitácio Pessoa, nos três turnos e feitas por agentes em viaturas (motos e carros).

Segundo a Semob, há sete câmeras na extensão da via que são monitoradas pela Superintendência e que acionam as equipes de campo em caso de ocorrências.

O Portal Correio procurou o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba para falar sobre o assunto, mas ninguém se disponibilizou a prestar esclarecimentos sobre como funciona a fiscalização na Epitácio Pessoa.


Portal Correio
Imagens: Hermes de Luna

Siga o Desterro1 no Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner