Aécio precisa de feito inédito para vencer Dilma no 2º turno - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

PUBLICIDADE test banner

16 de out. de 2014

Aécio precisa de feito inédito para vencer Dilma no 2º turno

O Candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, precisa de um feito inédito para vencer a disputa contra Dilma Rousseff (PT) pelo Palácio do Planalto. Nos duelos entre PSDB e PT pela Presidência, nunca o candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno da eleição virou o jogo no segundo turno.

A seu favor, Aécio tem o fato de que, desde que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deixou a Presidência, nunca as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno tinham apontado empate técnico entre um tucano e um petista na corrida eleitoral – José Serra (PSDB), que concorreu em 2002 e 2010, e Geraldo Alckmin (PSDB), candidato em 2006, sempre estiveram atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff nos levantamentos.

Na semana passada, pesquisas Datafolha e Ibopemostraram Aécio Neves e Dilma Rousseff em empate técnico, com o tucano com 46% das intenções de voto e a petista, 44%. Levando em conta apenas os votos válidos – ou seja, sem brancos, nulos e indecisos –, Aécio aparece com 51% e Dilma, 49%. Como a margem de erros dos dois levantamentos é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos aparecem em empate técnico.

Na segunda-feira, pesquisa Vox Populi também apontou empate técnico entre os dois candidatos. Desta vez, porém, Dilma aparece com 45% das intenções de voto, contra 44% de Aécio. Levando em conta apenas os votos válidos, a candidata à reeleição tem 51% e o candidato de oposição, 49%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, registrando mais um cenário de empate.

De acordo com as pesquisas, essa deve ser a eleição mais disputada entre os dois partidos. Em 1994 e 1998, Fernando 

Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno. Nas disputas de 2002, 2006 e 2010, a presidência foi decidida no segundo turno, sempre com as pesquisas indicando vantagem petista sobre o candidato tucano. Além disso, o PSDB nunca teve um resultado tão alto como com Aécio.

2002
Em 2002, a primeira pesquisa Datafolha sobre intenção de voto para o segundo turno da eleição apontava Lula com 64% dos votos válidos e Serra com 36%. Essa diferença nunca chegou a cair. Lula, aliás, conseguiu ampliar a vantagem para 66% ante 34% de Serra.

Apesar de o Ibope apontar queda de Lula nas três pesquisas no segundo turno (66%, 65% e 62%), Serra em nenhum momento conseguiu atingir 40% dos votos válidos (34%, 35% e 37%). Na ocasião, Lula venceu a eleição com 61,2% dos votos, ante 38,7% do tucano.

2006
A primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições de 2006 indicava uma disputa mais apertada de Lula contra Geraldo Alckmin. No primeiro levantamento, o petista aparece com 54% dos votos válidos, ante 46% do tucano. Nas demais pesquisas, Lula registrou oscilação positiva, com o último levantamento apontando o petista com 61% dos votos válidos.

Segundo o Ibope, Lula começou o segundo turno com 57% dos votos válidos, oscilando para 62% e, depois, 61%. O petista foi reeleito com 60,8% dos votos, contra 39,1% de Alckmin.

2010
De volta a uma eleição presidencial, José Serra obteve em 2010 mais votos do que em 2002, mas não o suficiente para derrotar Dilma Rousseff, novata em disputas eleitorais. A sucessora de Lula obteve 56% dos votos no segundo turno contra 43,9% de Serra.

Naquele ano, o Datafolha sempre apontou Dilma com vantagem sobre Serra no segundo turno. A petista oscilou de 54% (primeira pesquisa) para 55% (última pesquisa), atingindo o pico de 56% quatro dias antes da eleição.

O primeiro levantamento do Ibope indicava uma disputa mais acirrada, com Serra com 47% dos votos válidos, e Dilma, 53%. A diferença, no entanto, oscilou a favor da petista, que alcançou 57% dos votos válidos, segundo o Ibope.

Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

BALDO

test banner