Falta D´água em Desterro tornou-se situação desesperadora - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

18 de out. de 2014

Falta D´água em Desterro tornou-se situação desesperadora

Depois de meses racionando o abastecimento de água em Desterro - PB a situação na cidade chega a um ponto muito crítico. 

Com menos de 0,6% da capacidade o açude Jeremias chega ao estado mais crítico dos últimos anos, sem aumento de sua capacidade e os três anos de seca que passaram a cidade e a zona rural passa por grandes dificuldades. 

A cidade tem uma população urbana de 4.890 habitantes, segundo pesquisa do IBGE/2010 e está sendo afetada diretamente com esta seca de 2011 até dias atuais, assim como a maioria dos municípios do Nordeste. 
O Reservatório de Desterro abastece diretamente através de adutora o município de Cacimbas e o Distrito de São Sebastião, também estavam sendo abastecidas através de Carros Pipas algumas comunidades rurais e o Distrito de Tataíra, mas agora não há mais possibilidade a quantidade de água restante é muito pouca e o município fica vulnerável a cada dia. 

Qualidade da água: 
A escassez não é o nosso maior problema, pois a qualidade da água está tornando-a inviável antes mesmo que ela acabe. 

Mesmo recebendo neste ano de 2014 um Decantador e um Filtro maior, repassado pelo Governo do Estado para a CAGEPA local, e mesmo com o processo de Filtragem e de Cloragem ser ainda maior e melhor, a água ainda chega às torneiras com um cheiro desagradável, que aumenta dia após dia. Na verdade é de se esperar, pois no reservatório quantidade de água é muito pequena e pela cor esverdeada que ela apresenta fica realmente difícil um processo que vá deixa-la ainda melhor que ela chega para nosso consumo. 

Entramos em contato com o Médico da Cidade Dr. Geraldo Gerônimo Leite que foi categórico ele nos disse que: “não é recomendado tomar Água do reservatório de Desterro, pois está muito contaminada, estão morrendo peixes, cágados e outros animais dentro da água pela falta de oxigênio e pelas altas temperaturas”, ele também destaca o mau cheiro que fica na água após armazena-la por alguns dias dar-se em consequência disso. 

Dr. Geraldo ainda nos informou em cerca de 60% dos casos atendidos na Unidade de Saúde de Desterro estão relacionados ao consumo da água contaminada. “Se as pessoas não tiverem condições de comprar a água mineral, elas tem que fazer, cloragem, ferver e filtrar esta água tanto para sair o mal cheiro, como ter a certeza que as bactérias foram mortas ” disse o Doutor.

Orientações:
Falar ainda sobre não desperdiçar é bastante redundante, apesar dos muitos avisos da Rádio Comunitária Entre Rios, do portal de Notícias Desterro1, da CAGEPA, da TV, Escolas e de outros meios de comunicação, mas ficam orientações básicas. 
  • Não desperdice com banhos demorados. 
  • Escove os dentes com um copo de água apenas.  
  • Ferva á água que vai ser usada para beber (caso não possa comprar água mineral).
  • Clore a água (3 gotas para cada litro de água)
  • Filtre (Lembramos que deve-se trocar as velas do filtro a cada 6 meses)
  • Lave a calçada com a mesma água que lavou a casa ou que lavou as roupas. 


Água é Vida, mas nossa vida está se acabando! Vamos Preservar.


Dário Cardoso - Desterro1
Fotos Jackson Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner