22/11 “Dia da Consciência Negra”, na comunidade quilombola de Serra Feia de Cacimbas-PB - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

24 de nov. de 2015

22/11 “Dia da Consciência Negra”, na comunidade quilombola de Serra Feia de Cacimbas-PB

O 5º evento em homenagens as comunidades quilombolas de Cacimbas no interior da Paraíba, sendo elas: Chã, Aracatí e Serra Feia, foi realizado neste domingo 22/11, nesta última localidade. A iniciativa faz parte de um projeto de Lei elaborado por Geraldo Alves e encaminhado a Câmara Municipal, Casa Legislativa Maria do Socorro Melo, o qual foi aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito Léo Terto.

As celebrações têm por finalidade combater os tipos de discriminações raciais, refletir sobre os valores das comunidades envolvidas e comemorar alguns avanços obtidos ao longo dos tempos com vista a outras melhorias de vida para aqueles que sempre foram esquecidos e injustiçados pelas classes dominantes.
As comemorações do dia 20 de novembro foram transferidas para este domingo e contou com a participação de várias pessoas e lideranças vindas de mais de quinze comunidades rurais e cidades circunvizinhas dos municípios de Cacimbas, Desterro, Teixeira, Patos, Livramento, Campina Grande e outros. As divulgações em redes sociais, nas rádios, outras pessoalmente e as mobilizações das associações contribuíram para a grande participação.

Entidades parceiras também deram suas contribuições para o sucesso do evento multicultural, a exemplo: CAMEC, PROPAC, UFCG, CEPFS, Associações Comunitárias, prefeitura municipal, vereadores, secretários, moradores, funcionários da escola local, sociedade civil organizada e parceiros voluntários. As comunidades de Chã e Aracatí, reconhecidas recentemente como remanescentes de quilombos, também fizeram parte das comemorações.

Escolas convidadas como a Vereador Manoel de Almeida do Distrito de São Sebastião, Escola João Heleno de Maria do Monteiro, alunos do Programa Mais Educação e estudantes da escola anfitriã Joaquim Cassiano Alves, trouxeram para os presentes, manifestações culturais, religiosas, esportivas e históricas, envolvendo músicas, danças, desfiles, pinturas, artesanatos, exposições fotográficas, sorteios, bingos, pesquisas, passeios turísticos, homenagens, debates, entrevistas e outras formas de produções.

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal da Paraíba- campus patos/Campina Grande, sob a coordenação da professora Joédila, apresentou um trabalho realizado na comunidade quilombola de Serra Feia desde 2013, onde aborda questões ambientais, levando em consideração aspectos naturais da fauna e flora da região.

Os pesquisadores revelaram a preocupação com a erosão do solo, o desmatamento, as queimadas, bem como o acumulo de lixo, escassez de água e a falta de saneamento básico na comunidade pesquisada. Outros colaboradores também deram suas contribuições durante as rodas de conversas e debates. Houve a realização de um torneio de futebol entre as equipes de Serra Feia e Chã.

Na avaliação do autor do Projeto, Geraldo Alves, o trabalho foi cansativo, mas gratificante ao ponto de superar suas expectativas diante dos resultados alcançados, para ele ver uma multidão participando com satisfação, dar-lhe a certeza de missão cumprida. Geraldinho como é conhecido, atualmente ocupa a pasta da secretaria de cultura e destacou as parcerias como primordial para o sucesso das celebrações.

Para uma das organizadoras da festa da “Consciência Negra”, a Diretora Claudevânia dos Santos, as comemorações representam apenas um momento simbólico necessário para reunir pessoas que se importam com os injustiçados, pra ela o respeito e a tolerância étnico/racial, religiosa, cultural, sexual, ou de qualquer outro gênero devem ser aprendidos desde cedo e praticados em sociedade de modo natural todos os dias.

Os atores responsáveis pelas apresentações capricharam nos figurinos, músicas, ornamentações e produções ao ponto de impressionar os visitantes, que teceram inúmeros elogios à organização dos trabalhos. O prefeito Léo Terto que sancionou o Projeto de Lei fez questão de está presente no evento multicultural com seus secretários, familiares e simpatizantes.

Destaque especial para a comissão organizadora do belíssimo evento, formada por: Kaliane dos Santos, Rosânia Tomaz, Leandra, Esmeralda, Geraldinho, o Pastor Marquinhos, Claudevâsnia, além dos colaboradores, Juliana Gonçalves, Gilberto Nunes, Adriano Oliveira, Mariana Maria Helena, Anselmo Dantas e professoras das comunidades. Registar também a presença dos Policiais Militares na localidade.

SECOM/PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner