Presidente do COREN-PB se reúne com profissionais da enfermagem de Cacimbas - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

30 de mar. de 2017

Presidente do COREN-PB se reúne com profissionais da enfermagem de Cacimbas

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba- COREN –PB, o Doutor Ronaldo Bezerra, esteve reunido com enfermeiras, técnicas de enfermagem, Vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Secretária da Saúde, membros da sociedade civil organizada e alunos estagiários. O encontro aconteceu na tarde dessa quarta feira 29/03, na Câmara Municipal, Casa Maria do Socorro Melo da cidade de Cacimbas no interior do estado.

Na ocasião, o presidente do COREN, apresentou a proposta que exige a redução da jornada de trabalho e regulamenta a carga horária dos profissionais de enfermagem, bem como dos técnicos, passando das atuais 40 para 30 horas semanais. Casa a medida seja adotada, cada servidor vai ter direito a um dia de folga por semana para estudarem e resolverem seus problemas, pois segundo a categoria, quem cuida de gente, também precisa de cuidados.

Os profissionais avaliaram o encontro como produtivo, às categorias compreende que reduzindo a carga horária e melhorando as condições básicas de saúde, eles vão poder ter mais dignidade e menos preocupação, o que vai refletir diretamente na qualidade dos serviços de saúde ofertados a população. Segundo Ronaldo, 20 cidades paraibanas já aderiram a Portaria do Ministério da Saúde e outras 15 está em andamento, o que para ele significa um passo importante na evolução da saúde.

Os vereadores que compareceram a convocatória foram: Antônio de Pádua, Cícero Bernardo César, Rodiney Justo Ferreira, Paulo Araújo Leite, Rogério Arruda, José Pereira e representando o prefeito esteve o ex-prefeito, Geraldo Paulino. A vereadora Eliziana Arruda também esteve no recinto, mas precisou se ausentar. As lideranças políticas se mostraram favoráveis a o projeto, porém ainda falta o aval do prefeito.

Geraldo disse que vai repassar o assunto da reunião para o prefeito analisar e tomar uma decisão, ele também ressaltou suas preocupações por conta dos trâmites burocráticos, que na maioria dos casos atrapalha o bom funcionamento das três Unidades Básicas de Saúde do Município, com a falta de médicos e as restrições nos atendimentos nos fins de semana ou fora dos expedientes dos funcionários que tem a boa vontade de prestar socorro aos pacientes, mas ficam impedidos por não ter assistência das enfermeiras que residem em outro município.

Os vereadores de oposição se disseram favoráveis a redução da jornada de trabalho da enfermagem, mas ao mesmo tempo, mostraram preocupação se essa medida não vai diminuir a assistência a população. Eles defendem a realização de concurso público para suprir a demanda. O presidente do COREN, explicou que o programa já vem pronto do Ministério da Saúde e os gestores cumprem as normas estabelecidas sem modifica-las.
A Secretária Municipal da Saúde, Geiza da Cunha Alves, elogiou as categorias pelo empenho de defenderem seus direitos e parabenizou o prefeito Léo Terto e o Secretário de Finanças Genilson Terto, pela coragem de implantar a terceira equipe do Programa de Saúde da Família- PSF na comunidade do Monteiro. Geiza reconheceu as dificuldades e disse que os problemas servem de incentivos para melhorar enquanto pessoa e profissional.

As categorias confeccionaram camisetas contendo palavras de ordem e esclareceram que com a redução da carga horária, as Unidades de Cacimbas, Monteiro e São Sebastião não vão fechar conforme boatos, pelo contrário, terão mais qualidade nos atendimentos preventivos. As pessoas participaram, interagiram, fizeram questionamentos e esclareceram suas principais dúvidas. As enfermeiras também cobram melhores condições de trabalho e defendem reajuste salarial, que segundo a classe, está defasado.

Por fim, o Doutor Ronaldo, juntamente com seu assessor, distribuiu camisetas para os participantes e enalteceu a participação maciça das categorias que lutam por uma causa justa e necessária, porém de outro modo, se mostrou preocupado com o comodismo de alguns e a falta de participação nas reuniões dos vereadores ocorridas na Câmara Municipal no 1º e 3º domingo de cada mês, onde acontecem os debates de interesses da sociedade.


Fotos:



Por Olavo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner