1º Encontro de Poetas Violeiros no Casarão do Jabre, confira como foi - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

25 de set. de 2017

1º Encontro de Poetas Violeiros no Casarão do Jabre, confira como foi

Um Evento Grandioso, presença em massa do público que lotou o espaço do Casarão do Jabre em Maturéia-PB, região da terra do primeiros poetas repentistas que realizaram a primeira cantoria no Brasil,  Ugulino Nunes da Costa, Nicandro Nunes da Costa.

Terra do denominado Poeta do Absurdo, Zé Limeira, e terra de Romano do Teixeira. Assim foi o 1º Encontro de Poetas Violeiros do Casarão do Jabre – Troféu Maurício Dantas, realizado por Dalvanete Dantas, que contou com o apoio de várias instituições. Comércio e amantes da cultura do repente.

Wenio Dantas foi convidado a subir ao palco, onde agradeceu em nome de toda família do Poeta Maurício Dantas, homenageado da noite e agradeceu em nome todos pela lembrança e a grande homenagem.

O Espaço interno do Restaurante e pousada Casarão do Jabre ficou completamente lotado para ver e ouvir os versos de improviso de 8 repentistas de vários locais do Nordeste, que encantaram o público presente.
Muitas autoridades políticas, comerciantes, escritores, poetas, cantores, além de diversos empresários e amigos da cultura.

O I Festival de Violeiros do Casarão do Jabre foi um Projeto que teve o patrocínio e apoio do SEBRAE-Patos, e que também contou com o apoio cultural de algumas prefeituras da região como Maturéia, Mãe D’água, São Mamede, São José do Bonfim e Teixeira.

Durante mais de duas horas, o público aplaudiu os maiores nomes da cantoria nordestina, como Valdir Teles, Jonas Bezerra, Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Severino Feitosa, Acrízio de França, Diomedes Mariano e Sebastião da Silva.

Quem compareceu ao Casarão do Jabre viram e ouviram os poetas defendendo sextilhas, mote em sete e mote em dez com diversos temas abordados.


A dupla Valdir Teles e Jonas Bezerra cantaram:
Sextilhas:  Ainda tenho esperanças
Mote em sete: Depois do desarmamento a violência aumentou
Mote em Dez: No pináculo da serra ainda ecoa, os acordes da voz do cantador.

Ivanildo Vilanova e Raimundo Caetano cantaram:
Sextilhas: Eu e a minha viola
Mote em sete: O meu “Ingém” de saudade, nunca parou de moer
Mote em Dez: Tá faltando um piloto habilitado, comandando o destino da Nação

Severino Feitosa e Acrízio de França cantaram:
Sextilhas: A minha primeira vez
Mote em sete: Meu arsenal de repente supera todo conflito
Mote em Dez: O veículo cargueiro da idade nunca para, nem pede revisão.

Atendendo a pedidos da platéia, o Poeta Severino Feitosa (foto) cantou uma de suas principais obras, a canção Voltando a minha terra, onde arrancou aplausos de todos presentes que o fizeram de pé.

O poeta Sebastião Dias que faria dupla com Diomedes Mariano, por um problema superior chegou atrasado e foi substituído por Valdir Teles que começou cantando com Diomedes Mariano e defenderam a sextilhas e o mote sete.

Valdir Teles e Diomedes Mariano cantaram:
Sextilhas: Do que mais eu sinto falta
Mote em sete: Foi desse jeito sertão, que eu fui nascido e criado.


Com a chegada do poeta Sebastião Dias, agora ele defende junto com o poeta Diomedes Mariano, o Mote em Dez que dizia:

"Já não mora na terra o Cantador, que podia assombrar-me em cantoria".

Sebastião Dias e Diomedes ainda fizeram uma homenagem ao poeta homenageado da noite que levou o nome do Troféu, com um dos estilos mais bonitos do repente. Uma “Sete Linhas” homenagem a Maurício Dantas.

Quem subiu também ao palco do Festival, foi o poeta escritor Enoch Ferreira (foto) que mostrou ao público presente algumas estrofes que fazem parte de sua obra literária cultural. Seu Livro.

A apresentação do festival ficou a cargo do competente poeta Felisardo Moura da Prata. 

Val Patriota Cantou e encantou o público
Ao final do Festival, agora foi a vez do forró tomar conta do salão ainda com a maioria do público presente para curtir Val Patriota e a banda Raízes do Pajeú, com os destaques dos grandes músicos Greg Marinho no violão e Douglas na sanfona.

Aproveitamos a oportunidade e agradecemos a todos os presentes em especial, e também a todos os apoiadores e colaboradores, ficando na expectativa da realização da segunda edição do Festival.

Mais fotos do Evento:

Fonte: Thadeu Filmagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner