14 cidades do Cariri estão com CAUC sujo e não podem receber recursos federais; 12 estão limpas - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

20 de mar. de 2019

14 cidades do Cariri estão com CAUC sujo e não podem receber recursos federais; 12 estão limpas

Governar uma cidade não é fácil e um dos principais desafios relatados pelos gestores atualmente é a falta de recursos extras. Segundo os prefeitos as cidades pequenas vivem dificuldades financeiras principalmente por só terem como principal fonte de recursos o fundo de participação dos municípios, conhecido como FPM.

Apesar disso, diversas pequenas cidades brasileiras conseguem se destacar pela realização de grandes obras e o oferecimento de ótimos serviços com a ajuda dos recursos extras como as emendas destinadas pelos deputados federais e senadores.

De acordo com a lei vigente, para determinado município receber esses recursos extras é necessário que o mesmo esteja “limpo” diante o governo federal, mas mesmo sabendo desta importância muitas gestões mantém seu nome “sujo” junto ao serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, conhecido como CAUC e ficam a mercê do FPM mensal que basicamente só dá para pagar o funcionalismo e realizar pequenas intervenções na cidade.

Na prática, as prefeituras que entram na “lista negra do CAUC” ficam sem recursos federais para investimentos até a solução da pendência. Com a inclusão no nome na lista, a prefeitura deixa de receber transferências voluntárias, o que a deixa impedida de tomar empréstimos ou receber determinadas emendas de deputados.

Nesta época do ano, onde os deputados e senadores começam a definir a destinação das emendas para os municípios é de fundamental importância que a gestão de cada cidade esteja limpa junto ao CAUC para que a destinação seja possível. Caso contrário, a cidade e o seu povo é quem sai perdendo.

Em sua estreia, o Jornal da Tarde da Serra Branca FM, apresentado pelo radialista Júnior Queiroz, trouxe nesta terça-feira (19), um levantamento exclusivo realizado junto a Secretaria do Tesouro Nacional que detectou que a região do cariri tem diversas cidades impedidas de receber os recursos porque suas respetivas gestões não estão em dia.

Municípios com o CAUC limpo

Livramento
São José dos Cordeiros
Parari
Santo André
Assunção
Caraúbas
Sumé
Camalaú
Cabaceiras
São Domingos do Cariri
Ouro Velho
São João do Tigre

Municípios negativados no CAUC

Serra Branca – 5 pendências
São João do Cariri – 5 pendências
Juazeirinho – 4 pendências
Boa Vista – 4 pendências
São Sebastião do Umbuzeiro – 4 pendências
Barra de São Miguel – 3 pendências
Gurjão – 2 pendências
Taperoá – 2 pendências
Coxixola – 2 pendências
Monteiro – 1 pendência
Congo – 1 pendência
Amparo – 1 pendência
Prata – 1 pendência
Zabelê – 1 pendência

Redação Desterro1 - Fonte De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner