Cacimbas PB: Secretaria Municipal realiza a 5ª Conferência da Saúde - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

16 de abr. de 2019

Cacimbas PB: Secretaria Municipal realiza a 5ª Conferência da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde em Cacimbas, no sertão do estado em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Educação, Igrejas, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, associações comunitárias, Conselhos, usuários e sociedade civil organizada, realizou na última quinta feira 11/04, a 5ª Conferencia da Saúde.


O tema central abordado este ano foi: DEMOCRACIA E SAÚDE; SAÚDE COMO DIREITO, CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS. O evento que teve duração de oito horas aconteceu na Escola Municipal Tertulino Cunha e foi considerado um sucesso de público pelos palestrantes de Patos que integram a 6ª Gerência de Saúde, bem como a equipe de organizadores.

As Conferências acontecem a cada quatro anos em todo o Brasil e conta com o envolvimento do poder público e os diversos seguimentos da sociedade que devem participar democraticamente dos debates e da construção das propostas, a fim de melhorar os atendimentos e serviços do Sistema único de Saúde- SUS. 

A senhora Raimunda Lino, conhecida por Cida do Guarda, relatou de forma emocionante sua história de superação ao ser curada de um câncer de mama, ela destacou a importância das Unidades Básicas de Saúde nos atendimentos, diagnósticos, realização de exames, campanhas e nos encaminhamentos.  

Cida falou do seu sofrimento e que o tratamento para câncer é muito caro, principalmente se tratando de pessoas carentes, ela elogiou a enfermeira Andreia Dias e a equipe da Unidade de Saúde Maria Nazaré da Cunha em Cacimbas que foi fundamental na identificação do problema e sua recuperação.  

A programação contou com mais de 160 participantes, sendo o maior da regional de Patos, segundo os palestrantes: Marivalda, Paulo Sério e Leudo Farias, que conduziram os debates com muita transparência e domínio. Os usuários se mostraram bastante otimistas e esclareceram suas principais dúvidas a cerca do tema abordado.

A programação conteve: o credenciamento dos diferentes públicos, fala das autoridades, palestras, debates, depoimentos, almoço coletivo, entrega dos Certificados de participação, houve apresentação do Grupo Jovens da Igreja Assembleia de Deus, elaboração de 45 propostas, divididas em três grupos, sendo 15 municipais, 15 estadual e 15 destinadas ao governo federal.

As Delegadas eleitas democraticamente pela maioria dos presentes para representar o município na plenária estadual em João Pessoa foram: Monica Santos e a suplente Maria do Socorro (representantes dos usuários do SUS) e as enfermeiras Úrsula Erika com Andreia Dias, representantes dos profissionais da saúde.

Marivalda ressaltou a importância do SUS, fez uma retrospectiva das primeiras conferências desde 1941 e destacou alguns avanços alcançados ao longo dos anos. A palestrante defendeu uma maior participação das pessoas com responsabilidades em prol de melhorias com transparência e equidade.

Paulo Sério se disse maravilhado com o grande número de pessoas e em sua fala procurou motivar a plateia com exemplos práticos e de fácil compreensão, ele também defendeu a realização de mais reuniões das equipes em defesa das políticas públicas de saúde.

Leudo Farias, falou dos orçamentos, programas e serviços de saúde destinados a população, ele ressaltou os baixos investimentos insuficientes que o governo faz para as grandes demandas. Leudo defende mais recursos e insumos e pediu a compreensão dos usuários para o uso racional dos serviços.


Fonte: Olavo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner