Artigo: Os caminhos da cidadania no semiárido - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

31 de out. de 2010

Artigo: Os caminhos da cidadania no semiárido

 

Noticias CAA - ac desterro O Centro de Assessoria do Assuruá – CAA passa, atualmente, por uma nova roupagem no que se refere ao trabalho de mobilização, assessoria, formação, educação e estruturação das comunidades nas quais trabalha. O objetivo, assim como a missão da entidade é tentar garantir que as políticas públicas que a sociedade necessita sejam asseguradas, diante disso precisamos afirmar que a conscientização político/social bem como o fortalecimento das entidades em cada município de atuação seja garantida por meio de assessoria e execução de políticas públicas. Que cada entidade compreenda seu papel na comunidade, seus direitos e deveres enquanto organização social, seu compromisso em melhorar as condições de vida local.

Umas das nossas preocupações é o entendimento sobre a realidade do semiárido por parte das famílias que aqui moram. É preciso compreender as nossas limitações e nossas potencialidades e, por meio de tecnologias de captação de água da chuva e intervenções educativas contextualizadas promover um desenvolvimento sustentável e coerente. Precisamos garantir que as famílias mais necessitadas estejam incluídas nesse processo democrático, que elas tenham acesso a uma nova perspectiva de desenvolvimento consciente em relação ao consumo e utilização da água e, compreensão da convivência com o semiárido em seu cotidiano, levando em consideração todos os critérios necessários para participar do programa, uma vez que são priorizados aqueles mais excluídos das políticas públicas, realidade histórica de exclusão social.

Estamos buscando uma reflexão a cerca do nosso papel enquanto entidade atuante junto a esses sujeitos e, consequentemente, a atuação direta de responsabilidade e entendimento de um processo político também de cidadania e dignidade da classe pobre do Semiárido brasileiro. Para alcançarmos nosso objetivo é preciso que os agentes envolvidos – sociedade civil e parceiros governamentais - sintam-se integrantes dessa mudança, que se sintam responsáveis por essa melhoria, que olhem para esse processo evolutivo com olhos de esperança e comprometimento e, que encare o CAA como uma ONG que precisa de parcerias que tenham autonomia para dar continuidade ao seu trabalho, essa é a compreensão no que se refere à relação entre CAA, Comissões Municipais da ASA e poder público.

Essa é a nossa bandeira de luta e, nessa jornada, precisamos mais de pessoas centradas e capazes de compreender a complexidade de um processo que supera a realidade vivenciada durante séculos pelo nosso povo. Compreendemos que esse é o momento de CAA, ASA e Comissões Municipais e poder público de forma organizada e coerente, retomar a reflexão e discussão dos seus papéis frente aos novos desafios sociais, econômicos e políticos atuais no Semiárido baiano.  Por meio desse evento de Lançamento e Planejamento do Projeto Cisternas II e Capacitação das Comissões Municipais do P1MC será possível fazer uma discussão mais aprofundada sobre este momento histórico. É o momento de percepção e compreensão de papéis e atuação. É a continuidade da luta política.

Por: Nara Lígia Silva - pedagoga do CAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner