Boletin Greenpeace - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de jan. de 2011

Boletin Greenpeace

O Greenpeace vai à praia
Equipe do Greenpeace desce a serra em sua Kombi e mostra como o meio ambiente está no dia-a-dia de cada cidadão.
Quem estiver na praia neste final de semana e no próximo poderá encontrar a equipe do Greenpeace e sua já conhecida Kombi, que percorreu o litoral com o projeto “De praia em praia” no início do ano passado. De 20 a 25/01 em Ubatuba e de 27 a 30/01 no Guarujá, o público poderá saber mais sobre como o meio ambiente está no seu dia-a-dia e como o Greenpeace cria e produz ações práticas em sua defesa.

Quem visitar os locais poderá conhecer a exposição fotográfica “Defendendo nossos oceanos” que conta com belas imagens do litoral brasileiro e destaca a biodiversidade marinha e ações do Greenpeace em locais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Saiba mais sobre esse tour.

 


A receita de uma tragédia
Desmatamentos e ocupação de áreas que deveriam ser preservadas, somados às chuvas cada dia mais intensas, são a combinação perfeita para o drama das enchentes.
Classificada pela imprensa como o maior desastre natural brasileiro, a enchente que desde terça-feira, 11 de janeiro, acarreta um número recorde de mortos - mais de 670 até o momento, milhares de desabrigados e perdas de produção agrícola na região serrana do estado do Rio de Janeiro é o resultado de uma equação perigosa: eventos climáticos cada vez mais extremos, como chuvas intensas e por longo período e áreas fragilizadas por desmatamento.

Pouco mais de mil quilômetros separam o palco das enchentes e Brasília, arena onde deputados ligados ao agronegócio batalham por mudanças drásticas no Código Florestal brasileiro. Por esta estrada cruzamos alguns dos mais de 100 municípios em situação de emergência ou calamidade pública no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na paisagem, dois dos biomas brasileiros mais desmatados: a Mata Atlântica, que perdeu 93% de sua cobertura florestal, e o Cerrado, devastado pela metade. Leia a reportagem completa.


A proteção que vem das matas
Em viagem pelo interior do Brasil, engenheiro florestal vê sequência de paisagens devastadas e explica porque as florestas são essenciais para a segurança da população.
Poucas semanas antes da tragédia na região serrana, Miguel Milano cruzou o Brasil do Sul ao Nordeste, por estradas do interior. Foi de férias. Mas para um engenheiro florestal de 30 anos de carreira, a paisagem não passa despercebida. “Vi uma seqüência de morros pelados, rios sem florestas nas margens, raros remanescentes de florestas extremamente depauperadas”, lista o doutor em ciências florestais que lecionou na Universidade Federal do Paraná e na Colorado State University. “A degradação é generalizada”. Veja aqui a íntegra da entrevista.


Nossa missão é testemunhar
Um dos mais importantes conceitos que acompanham o trabalho do Greenpeace desde o seu nascimento, no início dos anos 1970 nas Ilhas Aleutas, é o bear witness, ou testemunho em português. Com o fim de denunciar, ou impedir um crime ambiental, a organização sempre acreditou que era preciso estar presente onde os fatos acontecem, em ato pacífico de testemunho.

Colocando em prática o conceito, uma equipe do Greenpeace está no Sul do Brasil, documentando a pior seca que já houve na região. Por aqui não chove direito, suficiente para irrigar plantações, dar de beber ao gado e abastecer a população do interior há quatro, cinco meses. Leia mais sobre o relato dessa documentação.


Tem Greenpeace na tv
Nosso trabalho de preservação ambiental continua com força total e a campanha "Tem Greenpeace no seu d

ia" lança o novo filme publicitário para ampliar a estratégia de comunicação e levar à população as informações que tanto batalhamos para democratizar na sociedade. Em um país, como o Brasil, que a televisão é o principal canal de consumo de mídia não podemos deixar de usar essa ferramenta tão poderosa e tão penetrante em todas as regiões brasileiras para mobilizar e engajar pessoas acerca das questões ambientais que carecem de extrema preocupação. Por isso pedimos apoio aos veículos de comunicação.
Esse novo filme segue uma linha de apresentar os trabalhos ambientais que realizamos em total confluência com o dia-a-dia das pessoas. Ou seja, o ambientalismo que promovemos não está nada distante das atividades cotidianas de todas as pessoas, seja na cidade, no campo ou no litoral, independente de classe social, sexo ou faixa etária. Isso porque a sociedade passa por um período de mudança de comportamento motivado pela consciência sustentável, cujas mudanças estão diretamente ligadas às campanhas ambientais que promovemos.
Ajude o Greenpeace na divulgação e repasse para seus amigos, redes sociais, e caso tenha contato com alguma canal de comunicação em que o vídeo possa ser veiculado, por favor, entre em contato conosco. Assista-o aqui.

Guilherme Villar Alves
Mídia - Greenpeace Brasil
11 3035-1157
guilherme.alves@greenpeace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner