Nuvem radioativa chegará à Europa semana que vem, dizem especialistas franceses - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

17 de mar. de 2011

Nuvem radioativa chegará à Europa semana que vem, dizem especialistas franceses

Nuvem radioativa chegará à Europa semana que vem, dizem especialistas franceses

Vazamento de radiação em Fukushima preocupa autoridades europeias. Especialistas franceses afirmam que uma nuvem radioativa causada pelas explosões na central de Fukushima Daiichi, no Japão, deverá chegar à Europa na próxima semana, mas estimam, no entanto, que ela não será nociva à saúde. Segundo Jean-Marc Peres, chefe do serviço de fiscalização da radioatividade no meio ambiente do Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN) da França, 'é muito provável' que a nuvem seja detectada a partir da próxima semana no território francês'. O IRSN criou o site 'Criter Japon', que permite à população ter acesso ao nível de radiação na França. A radiação é medida por sensores espalhados pelo país quase em tempo real, com apenas uma hora de defasagem em relação à coleta dos dados. O site mostra as áreas do país onde estão situados os sensores, e legendas em cores explicam os níveis de radioatividade.

O site 'Criter Japon' tem tido 'um número tão grande de acessos' que tem ficado fora do ar, informa o IRSN.O especialista do instituto afirma, no entanto, que em razão do fenômeno de dispersão das partículas radioativas durante o trajeto de vários milhares de quilômetros entre o Japão e a Europa, ' é certo que o nível de radioatividade da nuvem ficará abaixo do limite nocivo à saúde'. Em um debate no Parlamento francês na quarta-feira, a ministra do Meio Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, também não excluiu a possibilidade de que a Europa seja afetada pelo acidente nuclear em Fukushima, mas afirmou que o impacto radioativo 'não deverá causar problemas'.

O governo francês pediu na quarta-feira ao órgão responsável por urgências de saúde no país para fazer um levantamento do estoque de pastilhas de iodo na França, substância que impede que a radioatividade tenha efeitos sobre a tiroide. O objetivo, segundo as autoridades, é determinar se a França está pronta para enfrentar a passagem de uma nuvem radioativa, ou mesmo uma catástrofe nuclear. Segundo jornais franceses, várias pessoas já procuraram comprimidos de iodo em farmácias. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, organizou na quarta-feira uma reunião ministerial de crise sobre a ameaça nuclear no Japão.

'A situação é extremamente preocupante, muito grave', disse Sarkozy. O ministro do Interior, Claude Guéant, anunciou nesta quinta-feira que a França 'está pronta' para acolher japoneses que precisem de cuidados médicos por conta de exposição à radiação. 'Temos hospitais especializados, com serviços de hematologia adaptados. Os franceses que foram repatriados do Japão também terão, claro, um acompanhamento médico específico', disse o ministro.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

BBC Brasil

"Usina nuclear de Fukushima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner