Uso do calcário será discutido na Comissão de Agricultura - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

29 de abr. de 2011

Uso do calcário será discutido na Comissão de Agricultura

Discutir políticas de apoio e incentivo ao uso da calagem será tema de audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Nacional do Calcário Agrícola, comemorado no dia 24 de maio.
A audiência pública, prevista para maio, foi solicitada pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) e aprovada por unanimidade pelos membros da Comissão de Agricultura, na reunião deliberativa dessa semana.


A calagem é o preparo do solo para agricultura com calcário para elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo. Segundo Heinze, o uso da calagem aumenta a produtiva das lavouras e diminui o uso de fertilizante que gera perda de nutrientes. “O evento também será uma oportunidade de cobrar do governo federal a aplicação de recursos para promover campanha de esclarecimento sobre os benefícios da calagem”, disse.

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM/GO) afirmou que a audiência é importante porque, falta subsídio direto para melhorar a terra. Já o deputado Moacir Micheletto (PMDB/PR) disse que não adianta ter uma tecnologia avançada para a lavoura senão existe um programa nacional de uso do calcário. Para ele, o governo tem que se conscientizar em liberar recursos para o uso do calcário porque, o solo brasileiro necessita do produto para aumentar a capacidade de produção.

O deputado Luis Carlos Heinze solicitou a presença dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega; presidente e diretor executivo da Associação Brasileira dos Produotres de Clacário Agrícola (Abracal), Oscar Alberto Raabe, e Fernando Carlos Becker, respectivamente; além do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes Pereira.


Fonte: Plantando Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner