Aumenta para oito número de mortes por dengue na Paraíba, diz secretaria - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

14 de out. de 2011

Aumenta para oito número de mortes por dengue na Paraíba, diz secretaria

Secretária confirmou mais uma morte pela doença em João Pessoa.
No ano passado foram registradas apenas três mortes por dengue na PB.

1299514515140-dengue Subiu para oito o número de pessoas que morreram, neste ano, vítimas da dengue na Paraíba. Foi o que mostrou o relatório divulgado nesta quinta-feira (13), pela diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que confirmou a quarta morte por conta da doença em João Pessoa.  Em 2010, foram registradas apenas três mortes por dengue em todo o estado.

As outras mortes registradas neste ano ocorreram nos municípios de Guarabira, Caturité, Catolé do Rocha e Campina Grande. No ano passado, as mortes ocorreram em João Pessoa, Areial e Campina Grande.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de João Pessoa explicou que não tinha mais informações sobre a vítima mais recente. Mas explicou que o caso já estava sob investigação e só foi confirmado nesta semana.

Já a chefe de Vigilância à Saúde do Estado, Júlia Vaz, informou que ainda não havia recebido os relatórios do municípios e por isso não tinha conhecimento do quarto caso confirmado em João Pessoa. “Nós coletamos os relatórios nas sextas-feiras. Por isso só vou receber este último caso amanhã”, explicou Júlia Vaz.

Segundo o 13º informe epidemiológico mensal da dengue, foram registrados, em João Pessoa, até o mês de setembro 2.461 casos confirmados de dengue clássica, 46 casos de dengue com complicação e 43 casos de febre hemorrágica da dengue (FHD), totalizando 2.550 casos confirmados. Sete casos de FHD seguem em investigação e quatro óbitos confirmados.

Mesmo as secretarias informando que os casos de dengue estão diminuindo, o relatório do Ministério da Saúde alertou que a Paraíba está entre os dez estados do país com risco muito alto de epidemia de dengue no verão. O alerta é feito devido ao tempo quente e à diminuição da incidência de chuvas, com condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Estão na mesma situação os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Prevenção
De acordo com Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde, o município está organizando ações para se preparar para o combate ao mosquito no verão deste ano e em 2012. Em novembro já está programada a realização de uma Oficina de Planejamento com toda a rede de saúde do município, atores e instituições parceiras na execução do Plano de Contingência da Dengue em 2012. "Foi dessa forma que trabalhamos em 2010 e tivemos boas respostas junto a Gerência de Medicamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Emlur, Distritos Sanitários e os Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos Hospitais”, afirmou.

 

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner