Evolução histórica
Quando o reinado do imperador Pedro II (1845/1899), seguiram os primeiros habitantes para a localidade onde deram inicio à fundação da atual cidade de Desterro.
Como se sabe os colonizadores do Brasil, portugueses católicos, segundo seus costumes, ao fundarem povoados, vilas ou cidades, atribuíram-lhes nomes santos, consoante suas devoções, e quase sempre obedecendo ao calendário litúrgico da igreja católica. Assim, Desterro não fugiu à regra. É uma expressiva homenagem e sincero agradecimento a Nossa Senhora do Desterro.
Consta, de acordo com a tradição, que nos idos de 1845, a Sra. Silveira Maria da Conceição fez uma promessa â Nossa Senhora do Desterro, para que por sua intercessão, fosse desterrada uma epidemia que se abatera impiedosamente em todo o sertão Paraíba por ocasião de uma grande seca.
Alcançada a graça pedida, fez Dona Silveira construir uma singela capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, e um cemitério bem despojado, que desde cedo chamava atenção dos transeuntes, Neste mesmo local acha-se construída, hoje a igreja matriz da cidade.
Sem margem de duvidas, pode-se atribuir a Dona Silveira e seu esposo o Sr. Manoel dos Reis Souza, o titulo de fundadores da cidade, haja vista terem sidos os primeiros habitantes do local.
As terras onde se localizam Desterro foram adquiridas por meio de compra e venda do Sr. Barão Icó, proprietário de vastas extensões de terra. Muitas terras foram doadas a Nossa Senhora do Desterro, de tal forma que os doadores pagam foro à paróquia.
Construídos a capela e cemitério, morando os retrocitados fundadores, logo a seguir começaram a chegar novos moradores, como comerciante Romão Marcolino de Souza, José Marcolino de Souza e Joaquim Mendonça. Instalaram ali uma feira, que teve desde o inicio, grande afluência. Ficava na convergência dos rios, Taperoá e dos Porcos e seguiram-se as primeiras construções. Daí intensificou-se o fluxo do pousamento, sobretudo nos decênios de 1870 a 1889.
Desterronline - Informações de José Soares Sobrinho
Nos últimos vinte dias, após a abertura da Fundação medica Assistencial de Desterro, foram atendidas mais de mil pessoas, isso sem nenhuma descriminação, agora vem o Governo Municipal, e entra com recurso pedindo a reintegração de posse do prédio, antigamente pertencente a Edilidade Municipal, feito isso a Justiça deu 48 horas para desocupação do prédio, (essa decisão cabe recurso), assim sendo voltaremos a estaca zero, pois o Município NÃO CUMPRE SUA OBRIGAÇÃO, que é de atender as necessidades básicas de Saúde, e a Secretaria de Saúde vem a público falar que "Desterro tem Saúde de primeiro mundo", pois a pouco tempo, pessoas morreram por falta de medicação basica.
ResponderExcluirPORTANTO, SENHORES ADMINISTRADORES, PAREM DE FAZER POLITICA COM A SAÚDE DO POVO, A VIDA É SAGRADA.
Infelizmente nossos governantes não tem vergonha de falar tantas arneiras falar que desterro tem saúde de primeiro mundo aí e brincar de mais com a população de nossa cidade
ResponderExcluir