O Governo do Estado realizou, na manhã desta quinta-feira (26), diversas homenagens alusivas aos 82 anos de morte do ex-presidente da província da Paraíba, João Pessoa. A solenidade foi iniciada às 9h, com uma celebração eucarística na Igreja da Misericórdia, no centro da Capital paraibana.A programação religiosa foi conduzida pelo monsenhor Virgílio de Almeida, coordenador da Arquidiocese da Paraíba, com a presença do secretário executivo da Casa Civil, Lúcio Flavio, que representou o Governo do Estado; o deputado João Gonçalves, representando a Assembleia Legislativa, além de historiadores, familiares do homenageado e fiéis.
“João Pessoa foi um dos primeiros políticos a lutar pela moralização da máquina pública, rompendo com as oligarquias nacionais e regionais, colocando presidiários para trabalhar e implantando o controle alfandegário sobre o algodão. A morte dele não foi apenas um crime passional, mas culminou com essa série de fatores”, declarou o secretário chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio.
Logo após, o público seguiu para a praça que recebe o nome do homenageado, onde ocorreu a solenidade cívica, organizada pelo Cerimonial do Palácio da Redenção. A abertura das atividades foi promovida pela apresentação da Banda de Música da Policia Militar, sob a regência do maestro, tenente Alexandre Maracajá.
O historiador Wellington Aguiar relembrou detalhes da vida e morte de João Pessoa e revelou alguns fatos marcantes na trajetória do ex-presidente. “Às cinco e meia da tarde do dia 26 de julho de 1930, a notícia da morte de João Pessoa chegou à capital paraibana com um grande impacto. O povo foi às ruas aflito, em busca de informações e detalhes sobre o que de fato havia acontecido.”, afirmou Wellington Aguiar.
O representante da família, Fernando Pessoa Aquino, destacou a importância do momento para a preservação da história da Paraíba. Ele também falou da honra da família durante essas homenagens, e destacou a postura de João Pessoa como um homem que viveu à frente do seu tempo, deixando um grande legado para a política estadual e nacional.
Os 20 estudantes da Escola Estadual Maria do Carmo de Miranda, do bairro de Jaguaribe, e outros 27 da Escola Estadual Epitácio Pessoa, em Tambiá, também acompanharam as atividades e conheceram um pouco mais sobre a vida do histórico líder político.
“Fazer o resgate dos grandes nomes da história da Paraíba e repassar para essa nova geração é apenas uma parte do nosso dever, já que atualmente os próprios livros didáticos não relatam detalhes da nossa memória cultural. Essas atividades extraclasse acabam fugindo da rotina e sempre são bem absorvidas pelos estudantes”, afirmou a professora Izilene Mouzinho.
As homenagens encerram às 11h30, com a visita ao Mausoléu de João Pessoa, localizado nos jardins do Palácio da Redenção. Os presentes foram recebidos com uma reverência militar e no final da visitação foi colocada uma coroa de flores sobre o monumento.
![]() |
| Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB |
![]() |
| Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB |
Secom PB


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.