Eleição em Campina Grande pode se decidida no 1º turno - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

18 de ago. de 2012

Eleição em Campina Grande pode se decidida no 1º turno

Romero tem 24% das intenções de voto na espontânea, Daniella, 13% e Tatiana 15%.
A análise dos percentuais de intenção de votos da pesquisa Ibope, tanto espontânea quanto estimulada, tendenciam uma vitória mais provável do candidato Romero Rodrigues (PSDB). 

Já dissemos, em outras análises, que a votação espontânea espelha os votos assegurados e garantidos pelos candidatos, enquanto o percentual da estimulada reflete o clima eleitoral do dia da realização da pesquisa. 

Constatamos que os 24% dos votos seguros de Romero Rodrigues quase equivalem à soma de seus dois principais adversários, no caso Daniella Ribeiro (PP) e Tatiana Medeiros (PMDB), respectivamente com 13% e 15%. Deve-se registrar que as duas candidatas citadas estão tecnicamente empatadas. 

A tendência para o sucesso de Romero Rodrigues se fortalece no sentimento da população porque 40% dos eleitores acham que o tucano ganhará as eleições, contra 19% para Daniella e 15% para Tatiana; nesse cenário, a diferença de Romero para suas principais opositoras é muito significativa. 

A análise tanto dos 31% de eleitores indecisos, bem como dos percentuais de rejeição, nos possibilitam construir as possibilidades de crescimento de cada candidato. 

Apesar de estar tecnicamente empatada com Daniella, a candidata peemedebista, por agregar uma rejeição de 36%, embora seja bem conhecida por somente 21% da população, conta com muito menos espaço para conquistar os eleitores indecisos. Neste cenário, Tatiana corre o risco de ampliar sua rejeição na medida em que procure aumentar sua visibilidade pessoal junto aos indecisos. 

No caso de Tatiana, constata-se que nem a máquina administrativa e nem o apoio do influente grupo político Vital do Rêgo estão conseguindo alavancar sua candidatura. 

Era de se esperar que uma candidata escolhida para suceder um prefeito que recebeu uma avaliação positiva de 51% da população contra somente 15% de ruim e péssimo estivesse melhor colocada nas intenções de voto. Conclui-se que, até agora, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) não está transformando sua popularidade em votos para a candidata que escolheu para sucedê-lo. 

Daniella Ribeiro, potencialmente, tem amplas possibilidades de crescer porque é bem conhecida por somente 20% dos eleitores, entretanto carece de apoios políticos mais consistentes, tendo acabado de perder espaço nos Guias Eleitorais pela saída do PT, o que enfraqueceu sua candidatura; entretanto, face aos gargalos enfrentados por Tatiana, ainda reúne mais possibilidades de disputar um eventual segundo turno. 

Romero Rodrigues, bem conhecido por 33% dos eleitores, é o candidato que agrega as maiores possibilidades de crescer eleitoralmente junto aos eleitores indecisos porque esta pesquisa do Ibope demonstra que, no desenrolar da campanha, mantém uma baixa rejeição e um crescimento em sua votação espontânea (24%), acima relatada. 

Além de sua baixa rejeição (22%), o tucano soma duas fortes influências políticas. A primeira é o vice de sua chapa, Ronaldo Cunha Lima Filho, o que se constitui em forte apelo eleitoral, e o segundo é o indiscutível prestígio do senador Cássio Cunha Lima. 

Os demais candidatos não alcançaram indicadores expressivos, por isso nenhum foi avaliado. 

Com respaldo nas análises dos percentuais desta pesquisa do Ibope, ousamos registrar que já se configura uma ainda incipiente possibilidade de que as eleições municipais sejam decididas no primeiro turno, caso os cenários, hoje registrados, continuem evoluindo a favor de Romero Rodrigues. Repetimos que essa possibilidade apenas está se configurando não assumido a natureza de uma tendência consolidada.


Do JP Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner