
O Banco de Leite Drª Vilani Kherle, que possui um cadastro de 30 mães doadoras de Patos e Santa Luzia, também iniciou nesta quarta-feira (1º) a campanha de doação de leite, uma ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade Peregrino Filho em parceria com o Governo do Estado.

A sala de porcionamento vinha sendo preparada, desde o ano passado, para ampliar a atenção à mulher. O leite doado terá enorme valia para o desenvolvimento de crianças prematuras. Na abertura da sala, houve a retirada de leite de uma mãe da cidade de Patos, que recebeu todas as orientações da equipe do Banco de Leite sobre como fazer a manipulação, coleta e armazenamento.
Segundo o diretor da maternidade, Rogério Nunes, a instalação de UTIs é muito importante para toda a rede de pediatria e obstetrícia da região, já que os casos de alto risco eram encaminhados para João Pessoa. Os bebês prematuros de alto risco hoje dispõem de toda a infraestrutura e equipes capacitadas para atendê-los na Peregrino Filho, disse o diretor. Ele informou também que, em breve, serão realizados exames de colposcopia, ampliando a prevenção ao câncer de colo de útero.

Aleitamento – A programação da Campanha de Aleitamento Materno, realizada pelo Governo do Estado e Instituto Social Fibra, inclui, nesta quinta-feira (2), na Praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, um trabalho de mobilização e conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite. Com a abertura da UTI neonatal a demanda deverá crescer por esse nutriente, com atendimento de crianças prematuras cujas mães não conseguem amamentar.
Na sexta-feira (3), haverá duas palestras no auditório da 6ª Gerência de Saúde, a partir das 8h: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, pela psicóloga Volffraniad de Sá, e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. As palestras serão oferecidas também no período da tarde, tendo como público alvo todos os funcionários da maternidade.
Edição Acesso Desterro | Fonte Secom PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.