O austríaco Felix Baumgartner superou a velocidade do som ao saltar neste domingo de uma altura de 39.045 metros, ao atingir os 1.342 km/h, segundo dados da missão que realizou a façanha.
Estes são os dados preliminares que ainda deverão de ser ratificados por analistas independentes. Se confirmado, o atleta terá percorrido 373 metros por segundo.
A queda livre de Baumgartner foi de quatro minutos e 19 segundos, o que não permitiu que ele batesse o recorde mundial nesta modalidade, que era de quatro minutos e 36 segundos.
Esse recorde segue com Joe Kittinger, hoje com 84 anos, que em 1960, quando era membro das Forças Aéreas dos Estados Unidos, saltou de altura de 31.333 metros. Kittinger era um dos assessores de Baumgartner na tentativa de hoje. 'Joe se gabou que seu recorde segue após 52 anos', brincou o austríaco.
O austríaco bateu duas marcas com o salto deste domingo: realizar o mais alto salto de paraquedas e subir ao ponto mais distante da Terra.
Em condições normais, na atmosfera terrestre a velocidade do som é de 1.234 km/h, enquanto na estratosfera se pode alcançar com 1.110 km/h, pela menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.
Com EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.