Paralisação deixa 400 mil sem aulas - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

27 de nov. de 2012

Paralisação deixa 400 mil sem aulas

Ontem, pela terceira vez neste segundo semestre, cerca de 400 mil alunos da rede estadual de ensino da Paraíba ficaram sem aula devido a uma paralisação dos professores que reivindicam a equiparação dos cinco níveis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. A medida faz parte do calendário de protesto estabelecido desde o mês de julho, data em que segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintep), o Governo do Estado teria congelado os vencimentos dos professores por estabilizar as progressões horizontal e vertical.

O protesto deixou 804 escolas fechadas e pouco mais de 20 mil professores fora da sala de aula. Apesar de não promover nenhum tipo de mobilização em nenhum município integrado a uma das 12 gerências regionais da Secretaria de Educação, o Sintep avaliou como positiva a paralisação de advertência, ao mesmo tempo que a direção do sindicato se mostrou preocupada por não haver diálogo entre os docentes e as lideranças da pasta estadual.


Segundo o coordenador geral do Sintep, Carlos Belarmino, a secretaria tem evitado receber os diretores representantes dos docentes, apesar de todos os meses o sindicato solicitar uma audiência para que o PCCR dos professores seja recalculado e as perdas salariais deixem de ocorrer.

“Nós temos professores estagnados em suas respectivas classes, que vão da classe A até a E. Nosso PCCR foi criado em 2003 e agora não está sendo respeitado”, disse o sindicalista.
Atualmente, o salário de um professor do Estado é de R$ 1.038.

“O nosso Plano de Cargos precisa ser equiparado à lei do piso nacional. Estamos sendo prejudicados mês a mês em algo que temos direito. Os professores do Estado da Paraíba não recebem o piso, apesar de se vender uma ideia de que paga esse valor, mas quando se junta algumas gratificações. O que nós estamos reivindicando é o valor mínimo do salário”, acrescentou.

Após o dia de salas de aula fechadas ontem, os professores ainda irão realizar mais uma paralisação este ano. Contudo, esta contará com uma mobilização em João Pessoa, no próximo dia 7 de dezembro, nas margens da Lagoa, onde os docentes de todas as regionais de ensino cobrarão que seja cumprida a decisão da Assembleia Legislativa que derrubou o veto do Governo do Estado acerca da Medida Provisória que equipara o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração da categoria pela lei do piso.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação informou que está trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos professores e que não recebeu solicitação do Sintep para audiências nos últimos meses, o que fez com que não fossem recebidos.

A assessoria de imprensa afirmou ainda que uma audiência poderá ser realizada assim que esta for solicitada junto ao gabinete da secretaria para que possam discutir sobre o piso e as melhorias.
 
 
Com JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner