O carnaval de Taperoá, um dos poucos que acontece regularmente na região, vem mantendo suas tradições sem deixar de oferecer aos visitantes, o que há de moderno nos ritmos do carnaval de hoje. A cidade oferece marchinhas dos carnavais passados e o atual swing que tanto agrada o público jovem.
Nas ruas da cidade ainda é possível encontrar o tradicional “Papangú”, pessoa vestida com roupa colorida e no rosto mascara que impossibilita o reconhecimento. No seu ultimo dia (09/02), a festa carnavalesca atraiu gente de várias localidades. Grupos vindos do Recife, João Pessoa e cidades vizinhas tiveram a oportunidade de conhecer o tradicional boi do carnaval de Taperoá.
Antônio de Souza Salviano, o conhecido Antônio do Boi, 70 anos, comanda o boi do carnaval desde 1958. 53 anos à frente, é o último do grupo vivo que vem mantendo a cultura acesa. Antes de seu Antônio também fizeram parte “Mané” da Graxa, Raul Gouveia, Genário, Rozírio Carlota e o antecessor de Antonio do Boi, Chanda Gouveia.
Todos os anos, Antônio de Souza ganha as ruas de Taperoá, cercado por foliões, ao som do triangulo, zabumba e honrosa companhia do anfitrião, o boi do carnaval que faz a festa, mostrando a valorosa cultura que vem de mais de cinqüenta anos. O boi sai às ruas e vai entrando nas residências a convite dos moradores, dança e sai em seguida.
O boi do carnaval foi homenageado em 2010, pela prefeitura municipal, na Praça João Suassuna.
Cariri Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.