São Paulo, 12 abril - O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que o Governo não vacilará em tomar medidas para conter a inflação, incluindo a política monetária, depois que a alta de preços superou a meta do país em março.
'Não vacilaremos em tomar medidas, inclusive medidas que são consideradas pouco populares, menos populares, como, por exemplo, medidas vinculadas com as taxas de juros', disse Mantega em São Paulo.
Do mesmo modo, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou no Rio de Janeiro que a instituição 'não terá tolerância' com a inflação.
A autoridade monetária analisará na próxima quarta-feira se aumenta a taxa oficial de juros, situada em 7,25% ao ano, um mínimo histórico no país.
A inflação teve uma variação anualizada em março de 6,59%, acima do teto de 6,5% previsto pelo BC.
Ao mesmo tempo, a economia dá mostras de fraqueza, o que complica a política monetária de acordo com os analistas.
Segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado nesta sexta pelo BC e que o organismo emissor utiliza para antecipar tendências do Produto Interno Bruto (PIB), a economia retraiu 0,52% em fevereiro em relação à janeiro.
Em 2011, a economia brasileira cresceu 2,7%, um número que caiu para apenas 0,9% no ano passado.
No entanto, a parada brusca da atividade não afetou a inflação. 'O Governo deu atenção ao combate à inflação e posso assegurar que em 2013 não será diferente', asseverou Mantega.
Tombini disse que o BC está 'monitorando atentamente' todos os indicadores da economia brasileira, embora tenha descartado comentar se o organismo pretende subir as taxas de juros em sua próxima reunião.
'O Banco Central não fala sobre reuniões futuras', disse durante a 25ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul, realizada nesta sexta no Rio de Janeiro.
Mantega também enfatizou que no primeiro trimestre 'a economia está crescendo a uma velocidade maior que no ano passado'.
(EFE) Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados
Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut! @Desterro_1 +Dário Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.