Desterro1:
Sandra Sobreira adiantou que a proposta é mostrar que a mulher pode doar da mesma maneira que o homem. “Se criou um mito que mulher não pode doar porque menstrua ou porque vai engordar; e nada disso é real. O único empecilho para mulher doar é estar no primeiro ano de amamentação ou estar grávida”, explicou.
Segundo a diretora do Hemocentro da Paraíba, o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata. “Sangue não se compra. Doar é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando precisa”, disse Sandra Sobreira.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
Ampliação de horário - Desde a última quarta-feira (8), o Hemocentro da Paraíba está funcionando em novo horário, com o objetivo de atender os trabalhadores que querem doar sangue, mas não dispõem de tempo. Nas quartas-feiras o atendimento está sendo feito das 7h às 21h; nas segundas, terças, quintas e sextas, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17 h.
Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
- Pesar acima de 50 quilos.
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue podem ligar para o telefone (083)3218-7698.
(Com Secom)
E ai Gostou?
Compartilha com os amigos esta matéria: pelo facebook, twitter ou orkut! Siga @Desterro_1 no G+ +Dário Cardoso Curte: Facebook.com/pages/Desterro1/437913316265785 Assina o Desterro1: Feeds .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.