Hemocentro da Paraíba inicia campanha alusiva ao dia das mães - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

10 de mai. de 2013

Hemocentro da Paraíba inicia campanha alusiva ao dia das mães

Desterro1:
O Hemocentro da Paraíba iniciou, nesta sexta-feira (10), uma campanha de incentivo à doação de sangue para o público feminino, em alusão ao dia das mães. Com o tema “Ser Mãe Também é Salvar Vidas”, a programação foi aberta às 9h com um lanche, distribuição de brindes, seguido de atividades laborais, palestras e serviços de beleza. Além disso, foi realizada uma comemoração interna com as mães funcionarias. A campanha do dia das mães será realizada durante todo o mês de maio.

De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, o número de doadoras mulheres é bem menor que o de homens e essa campanha busca desmistificar alguns medos femininos com relação à doação de sangue. “Com essa campanha buscamos aumentar o quantitativo do público feminino, que é bem menor do que o masculino. A meta proposta pelo Ministério da Saúde para todos os Hemocentros é de que esse público seja de 30%, mas em toda Hemorrede da Paraíba, que tem mais de 200 mil doadores, somente 23% são mulheres”, afirmou.

Sandra Sobreira adiantou que a proposta é mostrar que a mulher pode doar da mesma maneira que o homem. “Se criou um mito que mulher não pode doar porque menstrua ou porque vai engordar; e nada disso é real. O único empecilho para mulher doar é estar no primeiro ano de amamentação ou estar grávida”, explicou.

A doadora Núbia Janaína participou da manhã comemorativa no Hemocentro e ressaltou a importância da doação feminina. “Essa é a terceira vez que eu estou doando sangue. Doei pela primeira vez para ajudar o filho de uma colega de trabalho e desde então percebi o quanto esse ato é importante para salvar vidas. Nós mulheres somos tão fortes, a gente trabalha, cria os filhos, então não tem porque ter medo de doar sangue. Não custa nada vir aqui e dar essa força. Quando doamos sangue ajudamos a transformar a vida de alguém”, enfatizou.

Já Érica Tavares estava doando sangue pela primeira vez. Ela resolveu doar por saber que assim está salvando muitas outras vidas. “Vim voluntariamente doar sangue hoje, pois sei que esse pequeno ato pode salvar várias vidas. Gostaria muito de dizer que as mulheres venham doar sangue, que elas não tenham medo. Em um gesto tão rápido e simples você pode fazer a diferença na vida de alguém”, apelou.

Segundo a diretora do Hemocentro da Paraíba, o ato de doar sangue é, antes de tudo, um gesto de amor ao próximo. Cada vez que uma pessoa doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador e a sua recuperação é imediata. “Sangue não se compra. Doar é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando precisa”, disse Sandra Sobreira.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Ampliação de horário - Desde a última quarta-feira (8), o Hemocentro da Paraíba está funcionando em novo horário, com o objetivo de atender os trabalhadores que querem doar sangue, mas não dispõem de tempo. Nas quartas-feiras o atendimento está sendo feito das 7h às 21h; nas segundas, terças, quintas e sextas, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17 h.
Condições para ser doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

- Pesar acima de 50 quilos.

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue podem ligar para o telefone (083)3218-7698.
(Com Secom)


E ai Gostou?
Compartilha com os amigos esta matéria: pelo facebook, twitter ou orkut!  Siga @Desterro_1  no G+ +Dário Cardoso Curte: Facebook.com/pages/Desterro1/437913316265785 Assina o Desterro1: Feeds .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner