Artesanato paraibano é destaque na Multifeira Brasil Mostra Brasil - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

11 de jul. de 2013

Artesanato paraibano é destaque na Multifeira Brasil Mostra Brasil

Desterro1:
O Programa de Artesanato da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), participa da 19ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, aberta na última sexta-feira (5), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Os artesãos expõem e comercializam seus produtos nas tipologias da renda renascença, habilidades manuais, algodão colorido, brinquedos populares e madeira.

Para a jovem artesã Ana Miranda, que aprendeu a arte de fazer bonecas com a sua mãe, Lindalva Andrade, a feira é mais uma oportunidade para a divulgação do seu talento. Inspirada em diversos personagens do folclore popular como a sereia e a mula sem cabeça, os produtos da artesã já são conhecidos nacionalmente. “Temos recebido bastante visitantes e encomendas para o Brasil todo. Temos a satisfação de sempre participar de momentos como este de relacionamento com o público para troca de experiências que muitas vezes acrescentam nossa imagem para um bom trabalho”, destacou a artesã.

Já dona Lindalva Maria Andrade, que nasceu em 1940 no município de Gurinhém, faz as bonecas de pano desde que tinha sete anos. Depois veio para João Pessoa, onde criou 14 filhos com recursos vindos da sua arte. Hoje ela se tornou uma das agraciadas com o prêmio Mestre das Artes da Paraíba e está com várias peças em exposição no Museu de Arte da Bahia. A artesã foi descoberta durante uma participação no Salão de Artesanato da Paraíba pelo colecionador de bonecas David José Glat, que recentemente publicou um livro com os trabalhos da artesã com diversos personagens como os “peixes-monstros, a sereia Soraya, o centauro-capiau e o girino”.
A enfermeira aposentada Filomena Alves se surpreendeu com o que viu no estande paraibano na multifeira. “Além do novo espaço que ficou ideal para caminharmos melhor, ver mais expositores, acabei conhecendo o trabalho dessas bonecas que me lembraram a infância. Brincava com muitas dessas feitas pela minha mãe. Agora vou levar uma para minha neta que está para nascer”, disse a visitante.

A renda renascença também é outro destaque da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A artesã Dorinha Ramos, da Associação de São Sebastião do Umbuzeiro, disse que o evento é uma oportunidade de manter a renda o ano todo. “Sempre estamos produzindo para trabalhar em alguma feira no Estado e também fora. Tive a honra de ser escolhida recentemente para representar a Paraíba no Projeto Mulheres Artesãs Brasileiras em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro. Tudo isso é fruto do nosso trabalho com determinação e dedicação ao lado das outras 50 rendeiras da associação que faço parte”, destacou.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa comemorou a geração de emprego e renda aos artesãos durante todo o ano devido a participação deles em eventos estaduais, nacionais e até internacional. “Neste momento temos artesãos participando de eventos em Natal, João Pessoa e Recife, através da Fenearte. Esta, por exemplo, em apenas quatro dias de evento comercializou mais de R$ 37 mil nos estandes paraibanos”, informou. O Programa de Artesanato Paraibano tem a coordenação da primeira-dama, Pâmela Bório.

Além do estande de artesanato, a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com as vinculadas Emater, Emepa, Empasa e Interpa, participam da multifeira com uma série de produtos, entre eles, a exposição de raquetes de palma resistentes à praga da cochonilha, degustação de queijos, exibição do aquário da Empasa, distribuição de mudas e compostagem de resíduos. No entanto, o que vem chamando a atenção dos visitantes é a exposição de produtos da Feira do Produtor, com macaxeira, batata doce, inhame, mamão, uva, abacaxi, maracujá, feijão, banana, alface e jerimum.

“Temos vários visitantes do Brasil que chegam ao estande para tirar suas dúvidas, saber como são cultivados, querem levar sementes e até os produtos. Por isso, na próxima participação já estamos pensando em colocar a feira para funcionar e, assim, os visitantes tenham acesso aos produtos de boa qualidade, já que muitos deles não possuem o hábito de visitar uma feira livre. Sem dúvida, agricultores e clientes sairiam satisfeitos”, destacou a extensionista da Emater, Márcia Maria.

Além desses estantes, vários órgãos do Governo do Estado participam do evento, entre eles, o Procon-PB, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Fundação de Ação Comunitária (FAC). A exposição fica aberta até o próximo domingo (14).

Mais espaço – Depois de 18 anos de sucesso consolidado, a BMB está sendo realizada no Salão de Feiras do Centro de Convenções, em um espaço ocupado de quase 12.000 metros quadrados, área para estacionamento com capacidade para 2.500 veículos e um público esperado de 120 mil visitantes em dez dias com geração de cerca de mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.

Brasil Mostra Brasil – Na feira, o público tem a oportunidade de ver salão de animais, veículos, artesanato nacional e internacional, danças gaúchas, BMB Fashion com desfile de moda, Mostra Militar do Exército, programas, projetos e serviços da administração pública. Também são expostos bijuterias, relógios, calçados, bolsas, sapatos, confecções, móveis, eletrodomésticos, enxovais, ferramentas em geral, informática e uma praça de alimentação com comidas regionais.

Serviço – A Multifeira Brasil Mostra Brasil está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Polo Turístico Cabo Branco, rodovia PB-008, em João Pessoa. O horário de funcionamento é das 15h às 23h, diariamente.
Com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner