Desterro1:
A enfermeira aposentada Filomena Alves se surpreendeu com o que viu no estande paraibano na multifeira. “Além do novo espaço que ficou ideal para caminharmos melhor, ver mais expositores, acabei conhecendo o trabalho dessas bonecas que me lembraram a infância. Brincava com muitas dessas feitas pela minha mãe. Agora vou levar uma para minha neta que está para nascer”, disse a visitante.
A renda renascença também é outro destaque da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A artesã Dorinha Ramos, da Associação de São Sebastião do Umbuzeiro, disse que o evento é uma oportunidade de manter a renda o ano todo. “Sempre estamos produzindo para trabalhar em alguma feira no Estado e também fora. Tive a honra de ser escolhida recentemente para representar a Paraíba no Projeto Mulheres Artesãs Brasileiras em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro. Tudo isso é fruto do nosso trabalho com determinação e dedicação ao lado das outras 50 rendeiras da associação que faço parte”, destacou.
A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa comemorou a geração de emprego e renda aos artesãos durante todo o ano devido a participação deles em eventos estaduais, nacionais e até internacional. “Neste momento temos artesãos participando de eventos em Natal, João Pessoa e Recife, através da Fenearte. Esta, por exemplo, em apenas quatro dias de evento comercializou mais de R$ 37 mil nos estandes paraibanos”, informou. O Programa de Artesanato Paraibano tem a coordenação da primeira-dama, Pâmela Bório.
Além do estande de artesanato, a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com as vinculadas Emater, Emepa, Empasa e Interpa, participam da multifeira com uma série de produtos, entre eles, a exposição de raquetes de palma resistentes à praga da cochonilha, degustação de queijos, exibição do aquário da Empasa, distribuição de mudas e compostagem de resíduos. No entanto, o que vem chamando a atenção dos visitantes é a exposição de produtos da Feira do Produtor, com macaxeira, batata doce, inhame, mamão, uva, abacaxi, maracujá, feijão, banana, alface e jerimum.
“Temos vários visitantes do Brasil que chegam ao estande para tirar suas dúvidas, saber como são cultivados, querem levar sementes e até os produtos. Por isso, na próxima participação já estamos pensando em colocar a feira para funcionar e, assim, os visitantes tenham acesso aos produtos de boa qualidade, já que muitos deles não possuem o hábito de visitar uma feira livre. Sem dúvida, agricultores e clientes sairiam satisfeitos”, destacou a extensionista da Emater, Márcia Maria.
Além desses estantes, vários órgãos do Governo do Estado participam do evento, entre eles, o Procon-PB, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Fundação de Ação Comunitária (FAC). A exposição fica aberta até o próximo domingo (14).
Mais espaço – Depois de 18 anos de sucesso consolidado, a BMB está sendo realizada no Salão de Feiras do Centro de Convenções, em um espaço ocupado de quase 12.000 metros quadrados, área para estacionamento com capacidade para 2.500 veículos e um público esperado de 120 mil visitantes em dez dias com geração de cerca de mil empregos temporários, entre diretos e indiretos.
Brasil Mostra Brasil – Na feira, o público tem a oportunidade de ver salão de animais, veículos, artesanato nacional e internacional, danças gaúchas, BMB Fashion com desfile de moda, Mostra Militar do Exército, programas, projetos e serviços da administração pública. Também são expostos bijuterias, relógios, calçados, bolsas, sapatos, confecções, móveis, eletrodomésticos, enxovais, ferramentas em geral, informática e uma praça de alimentação com comidas regionais.
Serviço – A Multifeira Brasil Mostra Brasil está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no Polo Turístico Cabo Branco, rodovia PB-008, em João Pessoa. O horário de funcionamento é das 15h às 23h, diariamente.
Com Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.