Desterro1:
Entre as experiências desenvolvidas pela empresa estão os trabalhos em Santa Cecília, no Território do Vale do Paraíba. Diversas ações voltadas para a convivência com a seca vêm sendo aplicadas no município, onde cada mês um evento de divulgação de técnicas é realizado nas comunidades rurais. Neste mês foi realizado o curso sobre a fabricação de biofertilizantes.
O objetivo do curso foi a confecção de biofertilizante para ser utilizado como solução nutritiva na hidroponia do milho que será feita em várias comunidades rurais, buscando mais uma fonte de alimentação animal neste período de escassez. O curso sobre hidropônica do milho será no mês de setembro, após o processo de fermentação do biofertilizante estiver completo.
Biofertilizante é um adubo orgânico, bastante utilizado na agricultura orgânica, agroecológica e demais ramos da agricultura sem agroquímicos. Pode ser aplicado diretamente no solo ou como adubo foliar, sendo esta última a forma mais utilizada pelos agricultores. A principal função do biofertilizante é substituir os fertilizantes químicos na nutrição das plantas, mas seu uso é mais amplo, podendo ser aplicado como defensivo natural contra diversas pragas e doenças, como forma de aumentar os fitohormônios das plantas, solução nutritiva em hidroponia, dentre outros.
Uma das formas que vem ganhando destaque entre os agricultores familiares do semiárido é o uso de biofertilizantes como solução nutritiva para produção de milho hidropônico. A hidroponia do milho, que foi muito divulgada no inicio da década de 2000, não prosperou na Paraíba, devido à falta no mercado da solução nutritiva.
Pesquisas indicaram que os biofertilizantes são excelentes fontes de nutrientes, que podem ser utilizados como solução nutritiva na prática da hidroponia, assim sendo, a hidroponia do milho voltou a ser uma boa alternativa para a alimentação animal no semiárido, já que a fabricação do biofertilizante é simples e são utilizados materiais que podem ser encontrados facilmente em qualquer propriedade rural.
Com Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.