O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ressaltou a necessidade de projetos de longo plano. “Nossa mata sofreu uma mudança climática evidente nos últimos anos. Precisamos de mais economia, refazer os arranjos produtivos, a agricultura familiar. A necessidade de uma visão mais larga e a longo plano. Entendemos que esse colegiado pode ser um espaço de empoderar esse debate”, defendeu Eduardo Campos.
Projeto “Tratamento da Água” - A ação tem o objetivo de garantir a segurança hídrica e a qualidade do abastecimento de água no semiárido. Com o investimento de R$ 35 milhões, o projeto beneficiará mais de 460 mil pessoas em todos os estados do Nordeste. A água a ser tratada é a distribuída pela Operação Carro-Pipa na região do semiárido.
Como funciona - Cada estado será atendido por uma unidade móvel e indicará a localidade onde o projeto deve ser instalado. As unidades ficarão próximas aos mananciais que abastecem os veículos da ‘Operação Carro-Pipa’. Nestes locais, os motoristas serão identificados automaticamente e receberão a água já tratada e pronta para o consumo humano.
Monitoramento – Será possível, em tempo real, observar todo o processo de tratamento da água, comprovando sua qualidade e o volume abastecido em cada carro-pipa. O sistema de informação do projeto – que utiliza energia solar – permitirá que sua gestão funcione integrada ao monitoramento e rastreamento da Operação Carro-Pipa, atualmente já realizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, destacou a importância do encontro. “Estamos aqui para melhorar boas ideias praticadas e para trabalhar os problemas do Nordeste, a exemplo das sequelas da seca”, pontuou.
Já o superintendente da Sudene, Luis Gonzaga Paes Landim, destacou que o desenvolvimento do Brasil passa pelo desenvolvimento da região Nordeste.
Também participam da 18ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) os governadores: Cid Gomes (Ceará); Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte); Jackson Barreto (Sergipe); Wilson Martins (Piauí); além de representantes do governo de Minas Gerais, Bahia; Exército Brasileiro; Associação Brasileira de Municípios; Banco do Nordeste do Brasil; Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura; Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio; representantes do setor do álcool e açúcar, deputados e senadores da região Nordeste. O governador Ricardo Coutinho esteve acompanhado do secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.
Transposição – Antes da reunião da Sudene, o governador Ricardo Coutinho acertou com o ministro da Integração Nacional, Fernado Bezerra, sua visita à Paraíba nesta segunda-feira (26), quando assinará a Ordem de Serviço para início das obras da meta 3 leste da transposição do Rio São Francisco, às 15h30, na cidade de Monteiro.
Com Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.