Paraíba realizou vacinação contra a raiva animal neste sábado - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

29 de set. de 2013

Paraíba realizou vacinação contra a raiva animal neste sábado

Desterro1:
Seis mil profissionais de saúde participam, neste sábado (28), do dia D de vacinação contra a raiva animal na Paraíba. Este ano, a meta da campanha é imunizar 607.643 animais, sendo 414.892 cães e 192.751 gatos. Para atingir os números, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, colocou à disposição da população 850 postos de vacinação das 8h às 17h.

Em João Pessoa, a artesã Fátima Marques foi a primeira procurar o posto da Secretaria de Saúde do Estado para vacinar as cadelinhas Mila e Nina, da raça Pinscher. “Não basta apenas ter animal em casa, é necessário dar carinho, atenção e também cuidar da saúde. A vacinação evita doenças graves que podem ocasionar a morte. Considero minhas cadelinhas como filhas, então, faço questão de estar aqui hoje e sempre manter em dia o cartão de vacina das duas”, observou Fátima.

Quem também esteve no local foi o pedreiro Geromares dos Santos com os cachorros Fofão, Lúvia e Kiara. Todos da raça Golden Retriever. “A vacinação é uma atitude simples, que livra o animal de doenças graves, então manter o cartão atualizado é um gesto de amor e de responsabilidade que todo dono deve ter”, disse.

O chefe de Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, informou que raramente os animais têm reações à vacina, mas que pode ocorrer, em alguns casos, febre, anorexia e falta de apetite, porém os donos não precisam se preocupar. “Não existe contra-indicação, no entanto, devem ser vacinados os animais em bom estado de saúde e que não estejam sendo tratados de qualquer doença no momento”, destacou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses.

Francisco ainda destacou que quem não puder levar o animal, neste sábado, não tem problema, pois as vacinas continuarão disponíveis, em João Pessoa e Campina Grande, no Centro de Controle de Zoonoses. Em outras cidades, a população pode procurar as secretarias municipais de saúde.

Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 800 mil doses da vacina. Desse total, 700 mil doses foram enviadas para os municípios e 100 mil ficarão de reserva na sede da Secretaria de Saúde do Estado para qualquer eventualidade.

Pelo quinto ano consecutivo, será utilizada a vacina de cultivo celular em cães, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que também faz parte do protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial da Saúde, que pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano.

Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner