Desterro1:
Quem também esteve no local foi o pedreiro Geromares dos Santos com os cachorros Fofão, Lúvia e Kiara. Todos da raça Golden Retriever. “A vacinação é uma atitude simples, que livra o animal de doenças graves, então manter o cartão atualizado é um gesto de amor e de responsabilidade que todo dono deve ter”, disse.
O chefe de Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, informou que raramente os animais têm reações à vacina, mas que pode ocorrer, em alguns casos, febre, anorexia e falta de apetite, porém os donos não precisam se preocupar. “Não existe contra-indicação, no entanto, devem ser vacinados os animais em bom estado de saúde e que não estejam sendo tratados de qualquer doença no momento”, destacou o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses.
Francisco ainda destacou que quem não puder levar o animal, neste sábado, não tem problema, pois as vacinas continuarão disponíveis, em João Pessoa e Campina Grande, no Centro de Controle de Zoonoses. Em outras cidades, a população pode procurar as secretarias municipais de saúde.
Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou 800 mil doses da vacina. Desse total, 700 mil doses foram enviadas para os municípios e 100 mil ficarão de reserva na sede da Secretaria de Saúde do Estado para qualquer eventualidade.
Pelo quinto ano consecutivo, será utilizada a vacina de cultivo celular em cães, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura e que também faz parte do protocolo assinado pelos países latinos, junto à Organização Mundial da Saúde, que pretende eliminar a raiva humana transmitida por cães, principal fonte de infecção no ciclo urbano.
Secom PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.