Com o longo período de estiagem, grande parte das árvores frutíferas como o cajueiro, o pinheiro e a mangueira foram afetadas pela falta de água. Segundo dados da Emater, cerca de 60% dessas plantas foram dizimadas.
A distribuição das mudas tem como objetivo ajudar os agricultores a repor as árvores perdidas, a exemplo da agricultora Maria do Socorro Pereira da Cruz, em sua propriedade na comunidade São José de Belém, zona rural do município, os cajueiros não resistiram à escassez de água. “Quero repor as plantas perdidas e vou usar essas mudas para produzir as sementes”, explicou.
Na oportunidade, o técnico e extencionista da Emater, Hildenêr Lucena, repassou orientações para os beneficiários sobre como manejar as mudas para fazer o plantio, destacando que a região ainda se encontra em condições adversas pela falta de água. Ainda de acordo com o técnico, será realizada uma segunda etapa de distribuição, quando serão acrescentadas mudas de maracujá.
Segundo o chefe de Gabinete, Álvaro Dantas, é de interesse da Prefeitura Municipal, tornar a agricultura uma das prioridades da gestão, assim como a Educação e a Saúde. “A agricultura tem sido prioridade na tentativa de conseguir que o campo seja produtivo, apesar da importância dos benefícios como o Bolsa Família e a agricultura, também são necessárias ações que tornem a pessoa produtiva, e essa ação conjunta com a Emater, é só mais uma delas”, destacou.
Desterro1 | Jéssica Freitas | Ascom Matureia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.