O evento aconteceu no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e contou com a participação dos secretários de Estado do Governo, representantes da iniciativa privada, universidades e público em geral.
A iniciativa do Governo da Paraíba foi coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), e contou ainda com o apoio do Governo Federal, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tendo a empresa de consultoria Macrologística como executora do projeto.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, o Plano Estratégico traz como um dos seus principais resultados o subsídio para a consolidação e ampliação do novo ciclo expansivo e virtuoso do Estado da Paraíba. “Além da definição de estratégias, o estudo também delineia perfis de projetos que poderão trazer respostas em médio e longo prazo para a melhoria e ampliação da infraestrutura do Estado. São 73 projetos, sendo 13 deles voltados para a infraestrutura logística, que constituem oportunidades de investimentos para a iniciativa privada e possibilitam o desenvolvimento social e econômico da Paraíba”, relatou.
Para o vice-governador Rômulo Gouveia, a postura dos gestores deve não só contemplar as necessidades atuais, como projetar as possibilidades para os próximos anos. “Governar é pensar no presente e no futuro. Este estudo complementa as ações que o Estado vem desenvolvendo ao longo destes três anos, diante da nossa prioridade em buscar investimentos que possibilitassem alavancar a economia paraibana. A Paraíba vive um momento extraordinário e este estudo retrata todos os investimentos feitos no presente, e vislumbrando até 2023. Teremos uma visão macro da nossa situação, preparando grandes eixos que possam consolidar o desenvolvimento”, destacou..
Responsável pela execução da publicação “Eixos Integrados do de Desenvolvimento”, o consultor geral da Macrologística, Olivier Girard, explicou que o estudo possui cinco grandes módulos que fundamentam o planejamento estratégico da Paraíba. “Eles são os quatro pilares do desenvolvimento econômico e industrial do Estado: ‘Micrologística do Transporte de Carga’, ‘Desenvolvimento Industrial do Estado’, ‘Matriz Energética’, ‘Telecomunicações e Tecnologias da Informação’ e ‘Desenvolvimento de Capital Humano’. Estes cinco eixos nos trazem um retrato sobre a Paraíba e apontam quais indústrias precisamos trazer, com quais cadeias poderíamos ter um diferencial sobre os demais estados e como poderemos conquistar estes resultados”, disse Olivier.
Em sua apresentação, o consultor destacou que a Paraíba é o primeiro estado do país a elaborar um estudo próprio com tamanha projeção. A empresa revelou já ter participado de licitações em outros estados que solicitaram estudos semelhantes para fundamentar também o seu desenvolvimento econômico.
O secretário executivo de Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, definiu o estudo como primeiro passo para os próximos passos do Governo para consolidação das estratégias de desenvolvimento. “Este documento nos traz um norte para economia, apontando características e as atividades existentes em nosso Estado. Teremos em mãos um mapa discricionário das potencialidades do nosso Estado para que possamos convergir com as matrizes de emprego e assim poder atrair mais empresas. Iremos agora fazer os estudos complementares para trazermos empresas destes setores prioritários. Estes eixos estratégicos formam a base para nossas diretrizes de atração de investimentos e promoção de desenvolvimento”, detalhou.
Desterro1 com Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.