Realizado na Escola Estadual Gertrudes Leite, através da CAMEC e da UAMD o evento teve como objetivo expor a situação hídrica do Brasil, Nordeste e das cidades de Desterro e Cacimbas, foram apresentados fotos, slides e vídeos sobre o tema da água.
Siga o Desterro1 Twitter e Facebook.
Informações:
Desterro e Cacimbas ficam localizadas a 246km da Capital paraibana e tem um grande reservatório, as cidades são abastecidas pelo Açude Jeremias , que com capacidade de 4.658,430 milhões de m³ de água, mas que hoje só resta menos de 160 mil m³.
Apesar dos açudes de pequeno porte terem dado conta até 2012, hoje só temos este reservatório e as cisternas que graças as chuvas encheram e diminuiu a dificuldade.
O fim da água do açude é uma preocupação que deve ser de toda população de Desterro e de Cacimbas. O retirada da água pelos carros pipas é monitorado e só é permitida a retirada de água pelos caminhões cadastrados junto a AESA.
Também um grande problema da cidade de Desterro e de Cacimbas é o uso dos leitos dos rios como depósitos de Lixo e de Esgoto. As nossas águas estão sendo poluídas de forma grotesca, estamos "baldiando" a água para depois beber. Em desterro a cena é forte, o encontro dos Rios dos Porcos e o Rio de Desterro onde se localiza o poço que salvou a população em épocas de secas, hoje é um encontro de esgotos. Se esta seca continuar quem será capaz de beber a água deste rio?
A obra do sistema de esgotamento da cidade hoje parada aumenta ainda mais a poluição, o problema é grande. Mas os governos têm que criar estratégias para lutar contra essa seca e esse problema da poluição. Já em Cacimbas apesar ter sido construído o Lixão, a obra ainda é um “elefante branco” e se não cuidarmos dos nossos riachos e rios a coisa vai ficar ainda pior.
O equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água.
A água é um recurso natural e fundamental a vida dos seres humanos, aos animais e florestas, sendo assim deve ser preservada.
Mais Fotos:
Redação Desterro1 com Ascom CAMEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.