Paraíba: Chuvas destroem córregos e açudes e voltam a causar estragos em cidades do Sertão - Desterro1

ÚLTIMAS

Desterro1

O Blog numero 1 de Desterro.

Publicidade e Propaganda

test banner

PUBLICIDADE CAPA 2 - DESTERRO

test banner

ANUNCIO INTERNO 1

test banner

31 de mar. de 2014

Paraíba: Chuvas destroem córregos e açudes e voltam a causar estragos em cidades do Sertão

Fortes chuvas voltaram a atingir cidades do Sertão do estado na noite desse domingo (30) e madrugada desta segunda-feira (31) e a causar transtornos, apesar de serem consideradas muito bem vidas pela população. 

Em São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, a 305 quilômetros de João Pessoa, o córrego que corta a cidade transbordou e as águas invadiram casas que ficam às suas margens.

No município de Santa Terezinha, também na Região de Patos, choveu 131.5 milímetros, de acordo com informações da Emater, e uma barragem importante localizada na Zona Rural da cidade rompeu danificando parte da propriedade.

Em Patos, o rio Espinharas que corta a cidade amanheceu com grande volume de água. No município, os pluviômetros registraram até 75 milímetros de chuva, conforme dados da Emater.


Os principais açudes da cidade de Patos também amanheceram com o volume d'água aumentado. No principal deles, o Capoeira, que fica no município de Santa Terezinha, foi registrado um aumento na lâmina d'água de 2 metros e 80 centímetros.


Nos açudes de Jatobá e Barragem da Farinha, que estavam quase que completamente secos há dois meses, voltaram a registrar aumento no volume d'água. Com as chuvas que caem desde o mês passado em Patos, a população da cidade visita os mananciais e registra através de fotografias divulgadas nas redes sociais o aumento da lâmina d'água dos açudes. 


A cidade de Nazarezinho, a 460 km de João Pessoa, também no Sertão da Paraíba, registrou 108 mm de chuvas entre a noite de domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (31). As informações constam no boletim meteorológico divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O volume do Rio Piranhas, que corta o município, cresceu, mas os números exatos desse aumento ainda não foram divulgados.

Além de Nazarezinho, outras cidades também registraram volumes consideráveis de chuvas, como Marizópolis (81,4 mm) e Sousa (51 mm).

De acordo com a previsão de tempo para as próximas horas no Sertão, deve continuar chovendo, mas em menos intensidade. Os termômetros podem variar de 21º a 35º e a maior parte das precipitações deve ocorrer à noite.

Patos, também no Sertão paraibano, a 305 km de João Pessoa, ainda é a cidade que teve o maior índice pluviométrico do ano, até o final de março, onde foi registrado 441 mm durante três meses. 

Apesar dos números animadores, a seca ainda é preocupante para os sertanejos e, inclusive, tem provocado a infestação de insetos que agravam a situação das plantações e a saúde dos animais da região.

PortalCorreio
Siga o Desterro1 Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para o blog.

PUBLICIDADE INTERNA 2

test banner